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Tipo: Tese
Título: O desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da energia do hidrogênio a partir do design dominante e paradigmas tecno-econômicos
Título(s) alternativo(s): The development of hydrogen technologies: a design and techno-economic paradigms perspective
Autor(es): Marina Domingues Fernandes
primer Tutor: Ruben Dario Sinisterra Millán
primer Co-tutor: Márcia Siqueira Rapini
primer miembro del tribunal : Mauricio Tiomno Tolmasquim
Segundo miembro del tribunal: Paulo Emílio Valadão de Miranda
Tercer miembro del tribunal: Clelio Campolina Diniz
Cuarto miembro del tribunal: Francisco Horácio Pereira de Oliveira
Resumen: A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a dinâmica dos paradigmas tecno-econômicos influenciou o design de tecnologias do hidrogênio e pilhas a combustível entre os anos 2000 e 2020. Mais especificamente, a pesquisa explorou as diferenças nas atividades de design tecnológico durante a transição entre os paradigmas tecno-econômicos referentes a Era do Automóvel e Produção em Massa (4ª Revolução Tecnológica) e a Era da Informação e Comunicação (5ª e atual Revolução Tecnológica). Foi também objetivo desta pesquisa analisar as diferenças nas atividades de design entre países líderes e/ou de rápida adoção tecnológica (centro) e países de desenvolvimento tecnológico tardio (periferia). A estratégia metodológica adotada no presente trabalho foi o estudo de caso através de uma pesquisa qualitativa, onde as principais fontes de evidências primárias foram entrevistas semiestruturadas, virtuais e presenciais, com diferentes agentes que atuam no desenvolvimento de tecnologias do hidrogênio ou de pilhas a combustível em uma escala global. A pesquisa foi conduzida a partir de duas lentes teóricas, a de paradigmas tecno-econômicos e a design dominantes. Ademais, para analisar as especificidades dos países periféricos, apoiou-se também nas abordagens teóricas estruturalistas e em uma vertente crítica à literatura de cadeias globais de valor. Os resultados apresentados indicaram que a mudança do paradigma tecno-econômico redefiniu os propósitos das atividades de design das tecnologias do hidrogênio e pilhas a combustível alterando o problema percebido nessas atividades e o conjunto de tecnologias disponíveis e concorrentes para solucioná-lo, resultando em preferências diferentes no que diz respeito às tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo e uma trajetória tecnológica com características distintas da anterior. Os resultados também indicam um aumento da influência dos países do centro na periferia no que diz respeito a expansão tecnológica, essa especialmente impulsionada pelas atuações das subsidiárias de empresas multinacionais e organizações multilaterais que subsidiam governos locais.
Abstract: This research investigated how the techno-economic paradigms’ dynamics influenced the design of fuel cells and hydrogen technologies between the years 2000 and 2020. More specifically, the research explored the differences in design activities during the transition between the techno-economic paradigms referring to the Era of Automobile and Mass Production (4th Technological Revolution) and the Era Information and Communication (5th and current Technological Revolution). It was also investigated the differences in design activities between leading and/or rapid technological adoption countries (center) and late-comer countries (periphery). The methodological strategy adopted was a case study through a qualitative research, where the main sources of primary evidence were semi-structured, virtual and face-to-face interviews, with different agents developing fuel cells or hydrogen technologies in a global scale. The research was conducted from two theoretical lenses: dominant designs and techno-economic paradigms. Furthermore, to analyze the specificities of peripheral countries, the structuralism theory and a critical literature on global value chains supported the analysis. The results indicate that the techno-economic paradigm shift redefined the purposes of the design activities of fuel cells and hydrogen technologies. This changed the problem perceived in these activities and the set of available and competing technologies to solve it, resulting in different preferred technologic developments over time and in a technological trajectory with different characteristics from the previous one. The results also indicate an increase in the influence of the leading countries in the periphery, this especially driven by the actions of the subsidiaries of multinational companies and multilateral organizations that subsidize local governments.
Asunto: Inovações tecnológicas
Hidrogênio como combustível
Células à combustível
Hidrogênio
Energia
Tecnologia e desenvolvimento econômico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38333
Fecha del documento: 15-jul-2021
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