Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ruben Dario Sinisterra Millánpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569614713880200pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Márcia Siqueira Rapinipt_BR
dc.contributor.referee1Mauricio Tiomno Tolmasquimpt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Emílio Valadão de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Clelio Campolina Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Francisco Horácio Pereira de Oliveirapt_BR
dc.creatorMarina Domingues Fernandespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8745543457710129pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-11T20:45:53Z-
dc.date.available2021-10-11T20:45:53Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38333-
dc.description.abstractThis research investigated how the techno-economic paradigms’ dynamics influenced the design of fuel cells and hydrogen technologies between the years 2000 and 2020. More specifically, the research explored the differences in design activities during the transition between the techno-economic paradigms referring to the Era of Automobile and Mass Production (4th Technological Revolution) and the Era Information and Communication (5th and current Technological Revolution). It was also investigated the differences in design activities between leading and/or rapid technological adoption countries (center) and late-comer countries (periphery). The methodological strategy adopted was a case study through a qualitative research, where the main sources of primary evidence were semi-structured, virtual and face-to-face interviews, with different agents developing fuel cells or hydrogen technologies in a global scale. The research was conducted from two theoretical lenses: dominant designs and techno-economic paradigms. Furthermore, to analyze the specificities of peripheral countries, the structuralism theory and a critical literature on global value chains supported the analysis. The results indicate that the techno-economic paradigm shift redefined the purposes of the design activities of fuel cells and hydrogen technologies. This changed the problem perceived in these activities and the set of available and competing technologies to solve it, resulting in different preferred technologic developments over time and in a technological trajectory with different characteristics from the previous one. The results also indicate an increase in the influence of the leading countries in the periphery, this especially driven by the actions of the subsidiaries of multinational companies and multilateral organizations that subsidize local governments.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender como a dinâmica dos paradigmas tecno-econômicos influenciou o design de tecnologias do hidrogênio e pilhas a combustível entre os anos 2000 e 2020. Mais especificamente, a pesquisa explorou as diferenças nas atividades de design tecnológico durante a transição entre os paradigmas tecno-econômicos referentes a Era do Automóvel e Produção em Massa (4ª Revolução Tecnológica) e a Era da Informação e Comunicação (5ª e atual Revolução Tecnológica). Foi também objetivo desta pesquisa analisar as diferenças nas atividades de design entre países líderes e/ou de rápida adoção tecnológica (centro) e países de desenvolvimento tecnológico tardio (periferia). A estratégia metodológica adotada no presente trabalho foi o estudo de caso através de uma pesquisa qualitativa, onde as principais fontes de evidências primárias foram entrevistas semiestruturadas, virtuais e presenciais, com diferentes agentes que atuam no desenvolvimento de tecnologias do hidrogênio ou de pilhas a combustível em uma escala global. A pesquisa foi conduzida a partir de duas lentes teóricas, a de paradigmas tecno-econômicos e a design dominantes. Ademais, para analisar as especificidades dos países periféricos, apoiou-se também nas abordagens teóricas estruturalistas e em uma vertente crítica à literatura de cadeias globais de valor. Os resultados apresentados indicaram que a mudança do paradigma tecno-econômico redefiniu os propósitos das atividades de design das tecnologias do hidrogênio e pilhas a combustível alterando o problema percebido nessas atividades e o conjunto de tecnologias disponíveis e concorrentes para solucioná-lo, resultando em preferências diferentes no que diz respeito às tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo e uma trajetória tecnológica com características distintas da anterior. Os resultados também indicam um aumento da influência dos países do centro na periferia no que diz respeito a expansão tecnológica, essa especialmente impulsionada pelas atuações das subsidiárias de empresas multinacionais e organizações multilaterais que subsidiam governos locais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêuticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias do hidrogêniopt_BR
dc.subjectPilhas a combustívelpt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectParadigmas tecno-econômicospt_BR
dc.subjectDesign tecnológicopt_BR
dc.subjectCadeias globais de valorpt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherHidrogênio como combustívelpt_BR
dc.subject.otherCélulas à combustívelpt_BR
dc.subject.otherHidrogêniopt_BR
dc.subject.otherEnergiapt_BR
dc.subject.otherTecnologia e desenvolvimento econômicopt_BR
dc.titleO desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da energia do hidrogênio a partir do design dominante e paradigmas tecno-econômicospt_BR
dc.title.alternativeThe development of hydrogen technologies: a design and techno-economic paradigms perspectivept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8042-0667pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_VersãoFinal_Repositório.pdfTese Marina Domingues Fernandes3.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.