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dc.contributor.advisor1André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774156491106377pt_BR
dc.creatorElizane Cristina Bastos de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T13:23:24Z-
dc.date.available2021-10-13T13:23:24Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38339-
dc.description.abstractThis work is the analysis of the implementation of an Information and Communication Technology (TICs) system in the health service for urgent and emergency care at the pre-hospital context. Based on the bibliographic review and fieldwork, the challenges faced by professionals from the Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Mobile Emergency Care Service, SAMU) are highlighted in the quest to ensure agile and qualified service in all their area of coverage. The experience took place at the city of Betim, located in the metropolitan region of Belo Horizonte. The methodological option was for the triangulation between the techniques of participant observation, bibliographic review and documentary analysis. From the analysis of the information and with testing of the resource under study, it can be concluded that the system represents a good proposal in improving communication, presenting good acceptance, effectiveness and efficiency, being, therefore, indispensable and necessary, which does not exclude the need for some adjustments to be made so that the final result is satisfactory. It is also demonstrated, in a practical and situated way, the importance of Information and Communication Technologies in health care, as well as the possibility of productive partnerships between the public and private sectors to serving the population.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na análise da implantação de um sistema de Tecnologia de informação e comunicação (TICs) no serviço de saúde de atenção às urgências e emergências, no âmbito pré-hospitalar. A partir da revisão bibliográfica e do trabalho em campo são apontados os desafios enfrentados pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na busca por garantir um atendimento ágil e qualificado em toda sua área de abrangência. A experiência teve curso na esfera da Prefeitura Municipal de Betim, situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Para a análise a opção metodológica foi pela triangulação entre as técnicas de observação participante, revisão bibliográfica e análise documental. A partir da análise das informações e com testagem do recurso em estudo, pode-se concluir que o sistema representa uma boa proposta na melhora da comunicação, apresentando boa aceitação, eficácia e eficiência, sendo assim, indispensável e necessário, o que não exclui a necessidade de serem realizados alguns ajustes para que o resultado final seja satisfatório. É demonstrado ainda, de maneira prática e situada, a importância das Tecnologias de informação e comunicação na atenção à saúde, assim como a possibilidade de parcerias produtivas entre os setores públicos e privados no atendimento à população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de informaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento pré-hospitalarpt_BR
dc.titleA tecnologia da informação aplicada à saúde: os impactos na unidade SAMU - Betimpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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