Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38374
Type: Tese
Title: Construindo entendimentos de ciência na formação de professores por meio de estudos de caso e representações multimodais
Authors: Daniela Martins Buccini Pena
First Advisor: Ana Luiza de Quadros
First Referee: Marcelo Giordan Santos
Second Referee: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Third Referee: Salete Linhares Queiroz
metadata.dc.contributor.referee4: Roberta Guimarães Corrêa
Abstract: A pesquisa em torno da formação de professores de Ciências tem tido grande destaque na literatura especializada da área. Diversas tendências de pesquisa têm sido exploradas pela comunidade especializada da área de ensino de Ciências, estando entre elas as questões relacionadas à natureza, história e filosofia da Ciência e à multimodalidade, que trata dos vários modos de representação e comunicação em sala de aula, tais como gestos, imagens, sons, equações e outros. A partir disso, o objetivo deste trabalho é identificar algumas concepções de Natureza da Ciência que circularam no discurso escrito e falado de professores em formação ao longo da disciplina “Que Ciência é comunicada em sala de aula” e analisar as estratégias que favorecem a evolução dessas concepções. Partimos da hipótese que existem concepções ingênuas envolvendo a Ciência e essas concepções interferem no ensino de Ciências da Natureza. Acreditamos que durante a formação inicial um conjunto organizado de estratégias pode auxiliar na evolução dessas concepções que, por sua vez, podem refletir na prática docente, quando esses professores assumirem salas de aula. Em nossa pesquisa acompanhamos um grupo de graduandos em Química que cursaram uma disciplina que tinha por objetivo o estudo da Ciência na perspectiva de sua natureza. Foram utilizados estudos de caso históricos e contemporâneos e algumas atividades que envolviam multimodalidade e representações multimodais aliadas ao Ensino de Química. O estudo realizado utilizou métodos qualitativos de pesquisa envolvendo o uso de questionários, entrevistas, observação e filmagem das aulas. A análise que fizemos a partir dos dados mostrou que, realmente, um conjunto de atividades organizadas com ênfase em estudos de caso pode melhorar as concepções e o conhecimento da Ciência para quem trabalha com essa Ciência. Defendemos que o uso de estudos de caso não deveria acontecer em apenas uma disciplina ou em algumas poucas disciplinas e sim ser um projeto do curso de formação.
Subject: Educação
Professores - Formação
Professores de ciências - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Métodos de ensino
Metodo de casos -
Raciocínio baseado em casos
Atividades criativas na sala de aula
Comunicação na ciência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38374
Issue Date: 28-Apr-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Daniela Buccini.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons