Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38558
Type: Dissertação
Title: Leitura de textos multissemióticos no 8º ano do ensino fundamental: proposta de sequência de atividades de leitura de infográficos digitais
Authors: Elizabete Ferreira da Silva
First Advisor: Francis Arthuso Paiva
First Referee: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Second Referee: Henrique Rodrigues Leroy
Abstract: A partir dos dados divulgados em 2017 pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – os quais comprovam as dificuldades dos jovens da educação básica em relação à leitura – e da complexidade dos textos contemporâneos que exigem leitores competentes em gêneros discursivos dos multiletramentos, esta pesquisa buscou estudar procedimentos de ensino que visem ao desenvolvimento de habilidades de leitura. A investigação teve o infográfico digital como objeto de leitura, já que esse gênero multissemiótico é encontrado no cotidiano de várias práticas de letramento, e buscou responder aos seguintes questionamentos norteadores desta pesquisa: Como ensinar o aluno a ler infográficos digitais? Quais habilidades de leitura de infográficos digitais ensinar? Que atividades de ensino são mais eficientes para o desenvolvimento da competência leitora de infográficos digitais? Tais perguntas desencadearam a definição do objetivo geral desta pesquisa: propor uma sequência de atividades para o ensino da compreensão leitora de infográficos digitais por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, visando aos multiletramentos. A pesquisa desenvolveu-se segundo os pressupostos teóricos de Solé (1998), Cafiero (2005), Cafiero & Coscarelli (2013), Rojo (2009, 2015) e Paiva (2013, 2016) e contou com três etapas fundamentais: investigação/sistematização de procedimentos de ensino de leitura de infográficos; análise de infográficos digitais, sugerindo ações e recursos de navegação para a leitura deles; criação de uma sequência de atividades voltada para o ensino de leitura de infográficos digitais por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa oferece subsídios para novas práticas de ensino de leitura, as quais contribuem para que os estudantes desenvolvam habilidades de compreensão leitora de forma mais situada e a partir das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto escolar.
Abstract: Based on the data released in 2017 by the Evaluation System of the Basic Education (Saeb) – which prove the difficulties of young people in the basic education in relation to reading – and the complexity of texts contemporaries who demand competent readers in the discursive genres of multiliteracies, this research sought to study teaching procedures aimed at developing reading skills. The investigation had the digital infographic as an object of reading, since this genre is found in the daily life of various literacy practices, and sought to answer to the following questions that guide this research: How to teach the student to read digital infographics? What digital infographics reading skills to teach? Which teaching activities are most efficient for the development of the reading competence of digital infographics? Such questions triggered the definition of the general objective of this research: to propose a sequence of activities for the teaching of the reading comprehension of digital infographics by students of the 8th year of Elementary School, aiming at multiliteracies. The research was developed according to the theoretical assumptions of Solé (1998), Cafiero (2005), Cafiero & Coscarelli (2013), Rojo (2009, 2015) and Paiva (2013, 2016) and had three fundamental stages: investigation/systematization teaching procedures for reading infographics; analysis of digital infographics, suggesting actions and navigation resources for reading them; creation of a sequence of activities aimed at teaching the reading of digital infographics for students in the eighth grade of elementary school. This research offers subsidies for new reading teaching practices, which contribute to the students to develop reading comprehension skills in a more situated way and from the Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) in the school context.
Subject: Leitura – Estudo e ensino
Letramento
Leitura Leitura – Métodos de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38558
Issue Date: 18-May-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.