Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38646
Type: Dissertação
Title: Crenças e práticas parentais de estimulação do desenvolvimento infantil: fatores associados e efeitos de uma intervenção psicossocial
Authors: Tais Dias Murta
First Advisor: Cláudia Regina Lindgren Alves
First Referee: Elysangela Dittz Duarte
Second Referee: Livia de Castro Magalhães
Abstract: O projeto analisa os efeitos de um modelo de intervenção psicossocial intergeracional visando contribuir para o fortalecimento do vínculo afetivo, redução do estresse parental e estímulo das práticas de cuidados voltadas para o desenvolvimento global da criança. Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção psicossocial longitudinal nas crenças e práticas parentais de cuidado e de estimulação de seus filhos e a associação dessas crenças e práticas de estimulação com o desenvolvimento global das crianças aos nove meses de idade. Métodos: Foram recrutados 446 bebês nascidos no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte/MG, entre Janeiro e Outubro de 2015 e atendidos aos 2, 4, 6, 9, e 12 meses. O desenvolvimento infantil foi avaliado pela Bayley Scales of Infant and Toddler Development III (Baylley III) aos nove meses. As crenças e práticas parentais de cuidados e estimulação foram avaliadas pela Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidados (E-CPPC) antes da alta hospitalar e aos nove meses de vida dos bebês. A homogeneidade entre os grupos controle e intervenção foi verificada pelos testes de Qui- quadrado e exato de Fisher. A Regressão Logística foi ajustada para analisar a associação dos fatores socioeconômicos, demográficos, perinatais e das crenças e práticas de estimulação com o desempenho das crianças em cada domínio do Bayley III. O método Stepwise foi usado para seleção das variáveis. A Regressão Linear foi utilizada para analisar os fatores que exerciam influência sobre as dimensões da E-CPPC. O teste pareado de Wilcoxon foi utilizado para comparar as diferenças entre os escores de frequência de pratica e importância atribuída pelas mães aos cuidados primários e práticas de estimulação da E-CPPC ao longo do tempo. O teste de Mann-Whitney foi usado para avaliar o impacto da intervenção sobre as médias em cada dimensão da E-CPPC. O teste de d de Cohen foi utilizado para dimensionar o tamanho do efeito da intervenção. Valores p<0,05 foram considerados significantes em todas as analises. Resultados: O presente estudo foi dividido em dois eixos investigativos. O primeiro eixo investigativo consiste em um estudo transversal analítico no qual se avaliou 148 bebês do grupo controle aos nove meses de vida. As crenças e práticas parentais de estimulação não se mostraram associadas ao desempenho das crianças nos domínios motor, cognitivo e de comunicação da escala Bayley III. Com exceção da variável Bolsa Familia (p=0,029), nenhum outro fator socioeconômico, demográfico ou condição perinatal associou-se aos resultados da avaliação de desenvolvimento. Um bebê cuja mãe recebia o beneficio "bolsa família" teve uma diminuição de 0,28 [0,09; 0,88] vezes na chance de ser considerado normal no domínio comunicação quando comparado a um bebê cuja mãe não recebia bolsa família. O segundo eixo investigativo consiste em um ensaio quasi-experimental, no qual foram incluídas 234 famílias, sendo 153 do grupo controle e 81 do intervenção, que compareceram à consulta de nove meses. De forma univariada, houve influência significativa do peso do bebê sobre a Importância atribuida e a Frequência das práticas de estimulação (valor-p = 0,025 e 0,015, respectivamente). Um bebê nascido com peso inferior a 1500 gramas teve, em média, aumento de 1,94 [-3,50; - 0,38] unidades no escore “frequência de praticas de estimulação” quando comparado a um bebê nascido com peso entre 1500 e 2500 gramas. Foi observado aumento na média do escore “frequência de práticas de estimulação” nos grupos controle e intervenção entre o marco zero e os nove meses, sendo o tamanho do efeito considerado grande (d de Cohen=1,33 e 1,54, respectivamente). O tamanho do efeito da intervenção foi considerado muito pequeno em todas as dimensões do E-CPPC e as diferenças entre os grupos controle e interevenção não foram significativas em nenhuma das dimensões. No entanto, observou-se que a dimensão “Frequência de práticas de estimulação” foi a que mostrou as maiores diferenças entre o marco zero e os nove meses nos dois grupos, tendo aumentado quase uma unidade no grupo intervenção, enquanto esta diferença foi praticamente desprezível nas demais dimensões da E- CPPC. Conclusão: O desenvolvimento infantil não foi afetado diretamente pelas crenças e práticas parentais e nem pela maioria dos fatores socioeconômicos, demográficos e perinatais analisados, com exceção da variável Bolsa Família. As crianças cujas famílias recebiam este beneficio apresentaram maior chance de atraso no desenvolvimento da comunicação do que as demais. A intervenção não afetou de maneira significativa as crenças e práticas de cuidado das mães quando comparadas com o grupo controle, embora ambos os grupos tenham apresentado aumento significativo dos escores de frequência e importância atribuída às práticas de estimulação entre o nascimento e os nove meses de idade corrigida. As mães de bebês nascidos com muito baixo peso (<1500 gramas) tenderam a valorizar mais as praticas de estimulação do que as demais. As práticas parentais de estimulação do desenvolvimento aparecem em segundo plano quando comparadas aos cuidados primários e são menos valorizadas nos primeiros dias de vida do bebê.
Abstract: The study analyses the effects of a model of intergenerational intervention with the objective of contributing to strengthen the emotional bond, reduce parental stress and stimulate caretaking practices that promote the overall development of children. Objective: To analyze the effect of a longitudinal psychosocial intervention on the parental beliefs and practice of care and the association of these beliefs and practices with the overall development of children at 9 months of age. Methods: A total of 446 infants born at the Sofia Feldman Hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais, recruited between January and October 2015 were assessed at 2, 4, 6, 9, and 12 months of age. Developmental was evaluated by the Bayley Scales of Infant and Toddler Development III (Bayley III). The evaluation of parental beliefs and practices of care was performed through the Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC) before discharge from hospital and at 9 months of life. The homogeneity between the control and intervention groups was verified by the Chi-square test and Fisher's test. A Logistic Regression was adjusted to analyze the association of socioeconomic, demographic and perinatal factors and the parental beliefs and practices with the performance of the children in each Bayley III domain. We also implemented the Stepwise method for selection of variables. Adjusted Linear Regression was also used to analyze the factors that exerted influence on the dimensions of E- CPPC. The Wilcoxon paired test was used to compare the differences between how often the parents performed the items associated with primary care and child development stimulation practices and the importance attributed to these practices by mothers over time. The Mann- Whitney test was used to evaluate the impact of the intervention on the means in each dimension of the E-CPPC. Cohen's d test was used to size the effect of the intervention. Values p <0.05 were considered significant in all analyzes. Results: The present study was divided into two research axes. The first research axis consists of a cross-sectional analytical study that evaluated 148 infants in the control group at 9 months of age. Parental beliefs and practices of stimulation have not been shown to be associated with children's motor, cognitive, and communication performance on the Bayley III scale. With the exception of the Bolsa Familia variable (p = 0.029), no other socioeconomic, demographic or perinatal factors were associated with the results in the developmental evaluation. A baby whose mother received the benefit “Bolsa Família" had a decrease of .28 [.09; 0.88] times in the chance of being considered normal in the communication domain when compared to a baby whose mother received no family grant. The second investigative axis consists of a quasi-experimental trial, in which 234 families were included, being 153 of the control group and 81 of the intervention. In a univariate form, there was a significant influence of the baby's weight on the frequency of the stimulation practices (p-value = 0.015). A born baby weighing less than 1,500 grams had an average increase of 1.94 [-3.50; -0.38] units in the "frequency of practice of stimulation" score when compared to a baby born weighing between 1,500 and 2,500 grams. Over time, there was an increase in the mean of "Frequency of stimulation practices" in the control and intervention groups with a large effect size (Cohen's d = 1.33 and 1.54, respectively). The size of the effect of the intervention was considered very small in all dimensions of the E-CPPC and the differences were not significant in any of the dimensions. However, it is observed that the dimension "Frequency of stimulation practices" was the one that showed the greatest differences between zero and 9 months in both groups, having increased almost one unit in the intervention group, whereas this difference was practically negligible in the other dimensions of E-CPPC. Conclusion: Child development was not directly affected by parental beliefs and practices, nor by most of the socioeconomic, demographic and perinatal factors analyzed, except for the benefit named "Bolsa Família". Children whose families received this benefit had a greater chance of delayed communication development than the others. The intervention did not significantly affect the beliefs and care practices of the mothers of this group when compared to the control group, although both groups presented a significant increase in the frequency scores and importance attributed to the stimulation practices between birth and 9 months of corrected age. At both times and in both groups, the scores of primary care practices were higher than those of stimulation. Parental developmental stimulation practices appear less important when compared to primary care and are more less valued in the early days of the baby's life. This result can be justified by the fact that when the child is younger, depends more on their parents for survival and there is a greater need for primary care. Consequently, there is less possibility of investment in developmental stimulation activities.
Subject: Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Educação não Profissionalizante
Intervenção Educacional Precoce
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38646
Issue Date: 11-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO final Tais Dias Murta.pdf5.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.