Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38763
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Validação de manual de orientações para cuidado de feridas neoplásicas malignas cutâneas por cuidadores e pacientes no domicílio
Autor(es): Kamila Morando Avelar
Primeiro Orientador: Giovana Paula Rezende Simino
Primeiro membro da banca : Elaine Barros Ferreira
Segundo membro da banca: Paula Elaine Diniz dos Reis
Resumo: Introdução: Principal problema de saúde pública no mundo, o câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura. As feridas neoplásicas malignas cutâneas, desfiguram o corpo e tornam-se friáveis, dolorosas, exsudativas e com odor fétido constituindo mais um agravo na vida do paciente oncológico. A educação em saúde tem papel fundamental para auxiliar na adaptação a essa nova condição e sanar dúvidas, objetivando uma assistência mais eficiente e adequada. Diante deste tema tão delicado, a criação de um manual de orientações e sua validação pode subsidiar o cuidado e manejo do paciente com feridas neoplásicas malignas cutâneas no domicílio afim de proporcionar segurança ao paciente, família e cuidadores. Objetivo geral: Construir e validar o conteúdo de um manual de orientações de cuidados de feridas neoplásicas malignas cutâneas no domicílio para pacientes e seus cuidadores. Método: Pesquisa metodológica para validação de conteúdo de manual educativo elaborado pelas pesquisadoras, na qual se adotou a Teoria da Psicometria proposta por Pasquali como referencial teórico-metodológico para validação de conteúdo. Nesse estudo foram convidados enfermeiros estomaterapeutas e oncologistas/paliativistas que trabalham com pacientes com ferida neoplásica maligna cutânea para avaliação do conteúdo do manual. A validade do conteúdo foi medida por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e a avaliação realizada por meio do cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Resultados: Participaram do estudo 20 peritos na primeira fase, todos enfermeiros, com especialidades voltadas para as áreas de oncologia/cuidado paliativo e/ou estomaterapia. Construção e validação de um manual de orientações para pacientes e cuidadores sobre feridas provocadas pelo câncer em cuidados domiciliares com IVC global inicial de 0,802 e final de 0,983. Conclusão: O manual educativo foi validado, segundo conteúdo e aparência, e considerado relevante para pacientes com feridas provocadas pelo câncer em cuidados domiciliares.
Assunto: Ferimentos e Lesões
Neoplasias
Enfermagem Oncológica
Assistência Domiciliar
Cuidados Paliativos
Educação em Saúde
Estudo de Validação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38763
Data do documento: 24-Ago-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - REPOSITORIO UFMG.pdf7.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.