Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38781
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes |
Authors: | Guilherme Carvalho Franco da Silveira |
Abstract: | O presente texto apresenta resultados parciais de pesquisa de Doutorado em Estudos do Lazer, cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu os seguintes procedimentos: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola; c) entrevistas com os adolescentes. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: a) nativos digitais; b) relação online/offline; c) proibição de práticas digitais e burla e d) práticas digitais e discurso de riscos/benefícios. Em função da limitação de espaço, neste artigo será apresentada apenas a discussão sobre nativos digitais. |
Subject: | Midia digital Tecnologia - Aspectos sociais Adolescentes Etnologia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38781 |
Issue Date: | Mar-2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.academia.edu/35277476/Anais_I_Simposio_Subjetividade_e_Cultura_Digital.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e Virtualidade |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES - PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES.pdf | 503.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.