Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38912
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorDeise Luiza da Silva Ferrazpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-21T19:12:23Z-
dc.date.available2021-12-21T19:12:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage65pt_BR
dc.citation.epage87pt_BR
dc.identifier.issn1983-8166pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38912-
dc.description.resumoA tese discutida no texto ressalta o momento de especialização da força de trabalho como um dos produtores de grandes obstáculos à constituição da consciência da classe trabalhadora em si e para si, posto que, no processo educacional, o conteúdo sobre a materialidade do ser é a universalização dos interesses de um grupo particular, mas não somente isso. Nesse momento, ocorre, também, a produção da predominância da particularidade-individualidade sobre a generidade, produzindo uma subjetividade individual para a classe trabalhadora que resiste à necessária negação das contradições da relação capital-trabalho, consentido aos anseios da valorização do valor como se houvesse uma captura dessa subjetividade pelos capitalistas, porém o que temos é a produção dessa subjetividade sendo efetuada, em última instância, pelo Estado Burguês, não negando, portanto, sua natureza. Para desenvolver essa tese, o texto demonstrará que um determinado conhecimento científico 1) produz a universalização dos interesses capitalistas particulares enquanto interesses da humanidade; 2) naturaliza a (re)produção do ser social como um conjunto de relações de dependência entre sujeitos mutuamente indiferentes; e, 3) ao ser majoritariamente produzido por meio de financiamentos públicos, ratifica a natureza burguesa do Estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Administração Políticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência de Classept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Universitáriopt_BR
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subject.otherRecursos humanospt_BR
dc.subject.otherAdministração de pessoalpt_BR
dc.titleA administração de recursos humanos como conhecimento que constitui uma consciência de classe para o capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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