Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39008
Type: Tese
Title: Modelo de avaliação do nível de maturidade das capabilidades organizacionais de Business Intelligence & Analytics aplicado ao setor de varejo, atacado e distribuidores
Other Titles: Business Intelligence & Analytics organizational capabilities maturity level assessment model applied to the retail, wholesale and distribution sector
Authors: Érico Aurélio Abreu Cardozo
First Advisor: Juliana Maria Magalhães Christino
First Co-advisor: Plínio Rafael Reis Monteiro
First Referee: Paulo Renato de Souza
Second Referee: Mauricio Uriona Maldonado
Third Referee: Edvalter Becker Holz
metadata.dc.contributor.referee4: Fabricio Ziviani
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação do nível de maturidade das capabilidades organizacionais de Business Intelligence & Analytics para o setor de varejo, atacado e distribuidores brasileiro. Para o desenvolvimento do modelo de avaliação do nível de maturidade, foi adotada a metodologia Developing Maturity Models for IT Management – A Procedure Model and its Application. Por conseguinte, foi realizada uma revisão da literatura buscando identificar e revisar os modelos de avaliação do nível de maturidade existentes na área de Business Intelligence & Analytics. Logo após, foi elaborada a versão inicial do modelo com base na revisão da literatura. Por intermédio de entrevistas, com dezoito profissionais do setor e da área de Tecnologia da Informação (TI), o modelo foi apurado e a versão final foi definida. Além disso, para desenvolver e validar as escalas da pesquisa, foi realizada a validação de face e conteúdo com acadêmicos, profissionais da área e usuários de ferramentas de Business Intelligence & Analytics. Por fim, o modelo foi testado por meio de uma pesquisa com empresas do setor de varejo, atacado e distribuidores brasileiro para investigar a relação entre o nível de maturidade e a vantagem competitiva sustentável e enquadrar as empresas participantes nas faixas de pontuação e níveis de maturidade do modelo. Os dados foram analisados inicialmente por meio da análise fatorial exploratória e, a seguir com utilizado Modelos de componentes hierárquico. Os resultados evidenciam uma relação significativa e positiva entre o nível de maturidade e a vantagem competitiva sustentável. Além disso, ao analisar os resultados, percebe-se que a maioria das empresas que integram a amostra desta pesquisa apresenta um nível elevado de maturidade analítica. Esta pesquisa contribui para a área acadêmica com o avanço no conhecimento sobre maturidade analítica e modelo de avaliação do nível de maturidade. Responde-se à demanda por uma ferramenta com embasamento teórico que auxilie as empresas diante do desafio de utilizar Business Intelligence & Analytics e obter a vantagem competitiva sustentável. O modelo de avaliação do nível de maturidade apresenta contribuição na prática, auxiliando as empresas do setor a avaliarem seu nível atual de maturidade analítica além de fornecer um guia para as empresas ampliarem o seu nível de maturidade relacionada às suas capabilidades analíticas.
Abstract: The objective of this research was to develop a model to assess the level of maturity of the organizational capabilities of Business Intelligence & Analytics for the retail, wholesale and Brazilian distributors. For the development of the maturity level assessment model, the Developing Maturity Models for IT Management - A Procedure Model and its Application methodology was adopted. Therefore, a literature review was carried out in order to identify and review the evaluation models of the level of maturity existing in the area of Business Intelligence & Analytics. Soon after, the initial version of the model was elaborated based on the literature review. Through interviews with eighteen professionals from the sector and the Information Technology (IT) area, the model was refined and the final version was defined. In addition, to develop and validate the research scales, face and content validation was performed with academics, professionals and users of Business Intelligence & Analytics tools. Finally, the model was tested through a survey with companies in the retail sector, wholesale and Brazilian distributors to investigate the relationship between the level of maturity and the sustainable competitive advantage and frame the participating companies in the scoring ranges and maturity levels of the model. The data were analyzed initially by means of exploratory factor analysis and, then, using hierarchical component models. The results show a significant and positive relationship between maturity level and sustainable competitive advantage. In addition, when analyzing the results, it is noticed that the majority of the companies that integrate the sample of this research presents a high level of analytical maturity. This research contributes to the academic area with the advancement in knowledge about analytical maturity and evaluation model of maturity level. It responds to the demand for a theoretically based tool that assists companies in the challenge of using Business Intelligence & Analytics and obtaining sustainable competitive advantage. The model for assessing the maturity level makes a practical contribution, helping companies in the industry to assess their current level of analytical maturity as well as providing a guide for companies to extend their level of maturity related to their analytical capabilities.
Subject: Administração financeira
Modelos em administração
Tecnologia e administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/39008
Issue Date: 26-Jul-2021
metadata.dc.description.embargo: 26-Jul-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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