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http://hdl.handle.net/1843/39035
Tipo: | Dissertação |
Título: | O professor, o ator e a criança na dança da filosofia nietzschiana: um manifesto para o porvir |
Título(s) alternativo(s): | The teacher, the actor and the child in the dance of nietzschean philosophy: a manifest for the future |
Autor(es): | Luiz Magno Marques de Abreu |
primer Tutor: | Renata Pereira Lima Aspis |
primer miembro del tribunal : | Sílvia Maria de Contaldo |
Segundo miembro del tribunal: | Vinícius da Silva Lírio |
Resumen: | O presente trabalho se propõe a investigar, a partir da circunstancialidade histórica do nosso tempo, as possibilidades que insurgem, através de um suposto esgotamento de nossas possibilidades, no enfrentamento às dinâmicas de morte que, insistentemente, se reafirmam por meio das revoluções do capitalismo no Brasil pós-golpe (2016). Dividida em três estágios, tendo como plano de fundo as três transmutações do espírito, propostas por Nietzsche em Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém, esta dissertação realiza, no primeiro âmbito, uma análise filosófica acerca da precarização do trabalho docente intercedida por relatos autobiográficos. Em seguida, de maneira não-convencional, apresenta uma dramaturgia que é, ao mesmo tempo, processo e “produto” (recurso educacional) para se pensar a colonialidade do ensino formal em nosso país. E, por último, apresenta-nos um manifesto que procura abrir o pensamento para o porvir como transmutação deste nosso tempo, com o auxílio da arte. O trabalho também conta com a elaboração de dois personagens conceituais, o Professor e o Ator, como fios condutores da narrativa. |
Abstract: | The present work proposes to investigate, starting from the historical circumstance of our time, the possibilities that arise, through a supposed exhaustion of our possibilities, in facing the dynamics of death that, insistently, are reaffirmed through the revolutions of capitalism in the Brazil after the coup (2016). Divided into three stages, with the background of the three transmutations of the spirit, proposed by Nietzsche in Thus Spake Zarathustra: A Book for All and None, this dissertation performs, in the first scope, a philosophical analysis about the precariousness of teaching work interceded by autobiographical reports. Then, in an unconventional way, it presents a dramaturgy that is, at the same time, a process and a “product” (educational resource) for thinking about the coloniality of formal education in our country. And finally, he presents us with a manifesto that seeks to open up the thought for the future as a transmutation of our time, with the help of art. The work also includes the elaboration of two conceptual characters, the Professor and the Actor, as the guiding threads of the narrative. |
Asunto: | Educação Nietzsche, Friedrich Wilhelm, --1844-1900 - Assim falou Zaratustra - Crítica e interpretação Filosofia - Estudo e ensino Política e educação Filosofia do ensino de filosofia Capitalismo e educação Nietzsche, Friedrich Wilhelm, --1844-1900 Ética Imperialismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39035 |
Fecha del documento: | 2-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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