Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261355165283379pt_BR
dc.contributor.referee1Sílvia Maria de Contaldopt_BR
dc.contributor.referee2Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.creatorLuiz Magno Marques de Abreupt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8868298189194425pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T12:06:26Z-
dc.date.available2022-01-07T12:06:26Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39035-
dc.description.abstractThe present work proposes to investigate, starting from the historical circumstance of our time, the possibilities that arise, through a supposed exhaustion of our possibilities, in facing the dynamics of death that, insistently, are reaffirmed through the revolutions of capitalism in the Brazil after the coup (2016). Divided into three stages, with the background of the three transmutations of the spirit, proposed by Nietzsche in Thus Spake Zarathustra: A Book for All and None, this dissertation performs, in the first scope, a philosophical analysis about the precariousness of teaching work interceded by autobiographical reports. Then, in an unconventional way, it presents a dramaturgy that is, at the same time, a process and a “product” (educational resource) for thinking about the coloniality of formal education in our country. And finally, he presents us with a manifesto that seeks to open up the thought for the future as a transmutation of our time, with the help of art. The work also includes the elaboration of two conceptual characters, the Professor and the Actor, as the guiding threads of the narrative.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a investigar, a partir da circunstancialidade histórica do nosso tempo, as possibilidades que insurgem, através de um suposto esgotamento de nossas possibilidades, no enfrentamento às dinâmicas de morte que, insistentemente, se reafirmam por meio das revoluções do capitalismo no Brasil pós-golpe (2016). Dividida em três estágios, tendo como plano de fundo as três transmutações do espírito, propostas por Nietzsche em Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém, esta dissertação realiza, no primeiro âmbito, uma análise filosófica acerca da precarização do trabalho docente intercedida por relatos autobiográficos. Em seguida, de maneira não-convencional, apresenta uma dramaturgia que é, ao mesmo tempo, processo e “produto” (recurso educacional) para se pensar a colonialidade do ensino formal em nosso país. E, por último, apresenta-nos um manifesto que procura abrir o pensamento para o porvir como transmutação deste nosso tempo, com o auxílio da arte. O trabalho também conta com a elaboração de dois personagens conceituais, o Professor e o Ator, como fios condutores da narrativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEsgotamentopt_BR
dc.subjectSobrevivênciapt_BR
dc.subjectEducação e políticapt_BR
dc.subjectÉtica nietzschianapt_BR
dc.subjectFilosofia do ensino de filosofiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherNietzsche, Friedrich Wilhelm, --1844-1900 - Assim falou Zaratustra - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPolítica e educaçãopt_BR
dc.subject.otherFilosofia do ensino de filosofiapt_BR
dc.subject.otherCapitalismo e educaçãopt_BR
dc.subject.otherNietzsche, Friedrich Wilhelm, --1844-1900pt_BR
dc.subject.otherÉticapt_BR
dc.subject.otherImperialismopt_BR
dc.titleO professor, o ator e a criança na dança da filosofia nietzschiana: um manifesto para o porvirpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher, the actor and the child in the dance of nietzschean philosophy: a manifest for the futurept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1786-4019pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação para depósito.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons