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http://hdl.handle.net/1843/39355
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Mara Vasconcelos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2606998736840361 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Flávio de Freitas Mattos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos José de Paula Silva | pt_BR |
dc.creator | Lilian Herthel Cunha Lanza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T13:29:16Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T13:29:16Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39355 | - |
dc.description.resumo | O trabalho da equipe de enfermagem é caracterizado pela integralidade do cuidado com uma visão direcionada à totalidade do sujeito, avesso à sua fragmentação. No entanto, culturalmente, a saúde bucal é percebida pelos indivíduos como uma entidade independente da saúde geral. Esta concepção fortalece a fragmentação do sujeito e pode descaracterizar os cuidados integrais da equipe de enfermagem. O presente estudo foi realizado junto aos alunos da escola Santa Clara que freqüentaram o Curso Técnico em Enfermagem na cidade de Vespasiano, Minas Gerais. O objetivo foi avaliar a percepção sobre o conteúdo saúde bucal por estudantes e professores de um curso técnico em enfermagem. Foram entrevistados 141 alunos do primeiro ao quarto período, no 2º semestre de 2009, em 7 turmas. A idade dos estudantes variou ente 17 a 52 anos. Trata-se de um estudo transversal descritivo e para a coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado composto por nove perguntas sobre o conhecimento em saúde bucal. Foi realizada também uma entrevista com os professores das disciplinas lecionadas no curso. Os resultados mostraram que os alunos técnicos em enfermagem consideram importante receber informação sobre saúde bucal, tanto para a vida profissional, quanto para a vida em geral e, demonstraram grande interesse 2 pelas doenças bucais. Apesar disso eles não desenvolvem atividades de saúde bucal nos estágios. Podemos concluir que o técnico em enfermagem, com perfil profissional voltado ao cuidado integral à saúde, deve receber durante a sua formação profissional, conteúdos de saúde bucal, para torná-los mais aptos para atuarem como profissionais e cidadãos com conhecimentos, valores e conceitos de saúde integral e por fim nas suas ações de saúde. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Técnico em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Integralidade | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos em saúde bucal | pt_BR |
dc.subject.other | Integralidade em saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção | pt_BR |
dc.subject.other | Orientação | pt_BR |
dc.title | A percepção sobre o conteúdo saúde bucal entre estudantes e professores de um curso técnico em enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The content on the perception oral health among students and teachers of a course in technical nursing | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva |
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Lilian Herthel Cunha Lanza.pdf | 121.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
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