Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39355
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dc.contributor.advisor1Mara Vasconcelospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606998736840361pt_BR
dc.contributor.referee1Flávio de Freitas Mattospt_BR
dc.contributor.referee2Carlos José de Paula Silvapt_BR
dc.creatorLilian Herthel Cunha Lanzapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T13:29:16Z-
dc.date.available2022-02-11T13:29:16Z-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39355-
dc.description.resumoO trabalho da equipe de enfermagem é caracterizado pela integralidade do cuidado com uma visão direcionada à totalidade do sujeito, avesso à sua fragmentação. No entanto, culturalmente, a saúde bucal é percebida pelos indivíduos como uma entidade independente da saúde geral. Esta concepção fortalece a fragmentação do sujeito e pode descaracterizar os cuidados integrais da equipe de enfermagem. O presente estudo foi realizado junto aos alunos da escola Santa Clara que freqüentaram o Curso Técnico em Enfermagem na cidade de Vespasiano, Minas Gerais. O objetivo foi avaliar a percepção sobre o conteúdo saúde bucal por estudantes e professores de um curso técnico em enfermagem. Foram entrevistados 141 alunos do primeiro ao quarto período, no 2º semestre de 2009, em 7 turmas. A idade dos estudantes variou ente 17 a 52 anos. Trata-se de um estudo transversal descritivo e para a coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado composto por nove perguntas sobre o conhecimento em saúde bucal. Foi realizada também uma entrevista com os professores das disciplinas lecionadas no curso. Os resultados mostraram que os alunos técnicos em enfermagem consideram importante receber informação sobre saúde bucal, tanto para a vida profissional, quanto para a vida em geral e, demonstraram grande interesse 2 pelas doenças bucais. Apesar disso eles não desenvolvem atividades de saúde bucal nos estágios. Podemos concluir que o técnico em enfermagem, com perfil profissional voltado ao cuidado integral à saúde, deve receber durante a sua formação profissional, conteúdos de saúde bucal, para torná-los mais aptos para atuarem como profissionais e cidadãos com conhecimentos, valores e conceitos de saúde integral e por fim nas suas ações de saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Odontologia em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnico em enfermagempt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.subjectConhecimentos em saúde bucalpt_BR
dc.subject.otherIntegralidade em saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.subject.otherPercepçãopt_BR
dc.subject.otherOrientaçãopt_BR
dc.titleA percepção sobre o conteúdo saúde bucal entre estudantes e professores de um curso técnico em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeThe content on the perception oral health among students and teachers of a course in technical nursingpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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