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http://hdl.handle.net/1843/39358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Cristina Borges de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Érica Nicolle de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T14:37:26Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T14:37:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39358 | - |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometimentos nas habilidades de comunicação social e pela presença de comportamentos estereotipados, repetitivos e restritos. A implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Contagem, em especial no Distrito Ressaca, revelou um significativo número de casos de TEA nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao avaliar essas crianças, percebeu-se o despreparo dos pais para lidarem com os comportamentos de seus filhos, bem como um desconhecimento quanto às possibilidades de estimulação do desenvolvimento dos mesmos no cotidiano. Tendo em vista essa situação, surgiu a proposta de criação de um grupo interdisciplinar de orientação a pais e cuidadores de crianças do TEA na atenção primária em saúde. Este grupo tem por objetivo oferecer orientações teóricas e práticas para essas famílias, baseadas em referenciais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e da Teoria da Integração Sensorial, que possibilitem o manejo dos comportamentos indesejados e a aprendizagem de habilidades infantis. O grupo será formado por familiares de crianças do TEA (2 a 10 anos de idade), já diagnosticadas ou sinalizadas para o transtorno e terá duração de dois meses, com encontros semanais. Nesses encontros, a orientação/capacitação dos pais acontecerá através de conversas abertas com trocas de experiências entre eles e também por meio de instruções diretas com aulas expositivas e materiais de estudo, videomodelação, encenação de situações reais, etc. O resultado esperado é a melhora do manejo diário dos pais para com as crianças, refletida na redução de comportamentos inadequados e no enriquecimento do repertório das habilidades infantis, visando um melhor desempenho dessas crianças nas atividades de vida diária. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Relações pais-filho | pt_BR |
dc.subject | Comportamento infantil | pt_BR |
dc.subject | Comportamento e mecanismos comportamentais | pt_BR |
dc.subject.other | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.other | Relações Pais-Filho | pt_BR |
dc.subject.other | Comportamento Infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Comportamento e Mecanismos Comportamentais | pt_BR |
dc.title | Grupo de orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista: manejando os comportamentos inadequados e estimulando o desenvolvimento no contexto familiar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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