Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39358
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dc.contributor.advisor1Ana Cristina Borges de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorÉrica Nicolle de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T14:37:26Z-
dc.date.available2022-02-11T14:37:26Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39358-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometimentos nas habilidades de comunicação social e pela presença de comportamentos estereotipados, repetitivos e restritos. A implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Contagem, em especial no Distrito Ressaca, revelou um significativo número de casos de TEA nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao avaliar essas crianças, percebeu-se o despreparo dos pais para lidarem com os comportamentos de seus filhos, bem como um desconhecimento quanto às possibilidades de estimulação do desenvolvimento dos mesmos no cotidiano. Tendo em vista essa situação, surgiu a proposta de criação de um grupo interdisciplinar de orientação a pais e cuidadores de crianças do TEA na atenção primária em saúde. Este grupo tem por objetivo oferecer orientações teóricas e práticas para essas famílias, baseadas em referenciais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e da Teoria da Integração Sensorial, que possibilitem o manejo dos comportamentos indesejados e a aprendizagem de habilidades infantis. O grupo será formado por familiares de crianças do TEA (2 a 10 anos de idade), já diagnosticadas ou sinalizadas para o transtorno e terá duração de dois meses, com encontros semanais. Nesses encontros, a orientação/capacitação dos pais acontecerá através de conversas abertas com trocas de experiências entre eles e também por meio de instruções diretas com aulas expositivas e materiais de estudo, videomodelação, encenação de situações reais, etc. O resultado esperado é a melhora do manejo diário dos pais para com as crianças, refletida na redução de comportamentos inadequados e no enriquecimento do repertório das habilidades infantis, visando um melhor desempenho dessas crianças nas atividades de vida diária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectRelações pais-filhopt_BR
dc.subjectComportamento infantilpt_BR
dc.subjectComportamento e mecanismos comportamentaispt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.otherRelações Pais-Filhopt_BR
dc.subject.otherComportamento Infantilpt_BR
dc.subject.otherComportamento e Mecanismos Comportamentaispt_BR
dc.titleGrupo de orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista: manejando os comportamentos inadequados e estimulando o desenvolvimento no contexto familiarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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