Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39504
Tipo: Tese
Título: A ludicidade nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz
primer Tutor: Silvania Sousa do Nascimento
primer miembro del tribunal : Maria da Conceição de Oliveira Lopes
Segundo miembro del tribunal: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa
Tercer miembro del tribunal: Glória Regina Pessoa Campello Queiroz
Cuarto miembro del tribunal: André Marcio Picanço Favacho
Resumen: No âmbito educativo, o lúdico é estreitamente ligado à Educação Infantil, período no qual as brincadeiras, os jogos e as atividades ditas divertidas fazem parte do cotidiano e são naturalmente buscadas e idealizadas pelas crianças. Entretanto, com o avançar da escolarização, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental, o lúdico vai perdendo espaço nas práticas educativas por se distanciar da seriedade e da formalidade que pautam as formas de organização da escola. Após pontuar e discutir a polissemia inerente ao lúdico no contexto educativo, optou-se por trabalhar com o conceito de ludicidade e se assumiu a existência de embates entre a instrumentalidade e a essencialidade relacionados a ela. A ludicidade instrumental concebe o lúdico como uma ferramenta de facilitação da aprendizagem e a ludicidade essencial considera que a educação lúdica transcende o viés racionalista tão marcante nos processos educativos atuais e entende o lúdico como gerador de afetividades e emoções. Os motes para a investigação que subsidiaram esta tese foram questionamentos pessoais acerca do entrelaçamento entre a ludicidade e a Educação em Ciências, a partir dos quais verificou-se que a temática da ludicidade não recebeu, até o momento, muitos esforços de pesquisa dentro deste campo. Na intenção de contribuir para este cenário, tomou-se como objeto de estudo a ludicidade nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental com objetivo de investigar suas características, movimentos acionados por ela e como se manifesta e opera. Por meio de uma bricolagem metodológica entre elementos da etnografia educacional e da análise de discurso de inspiração foucaultiana perceberam-se diferentes modos de manifestação da ludicidade em aulas de Ciências e que eles são dependentes da existência de uma característica lúdica docente. Observou-se também que as formas pelas quais a ludicidade se manifestou nas aulas acompanhadas não se restringiram a jogos, gincanas e brincadeiras e os modos pelos quais ela operou produziram uma série de efeitos nos/as alunos/as, nas relações entre os sujeitos e no ambiente escolar. A partir disso, a tese desenvolvida é que a existência da característica lúdica docente viabiliza manifestações da ludicidade nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Estas manifestações caracterizam a ludicidade nessas aulas como uma ambiência lúdica atravessada por relações de poder que produzem efeitos esperados e inesperados pelo/a professor/a.
Abstract: In the educational scope, ludicity is closely linked to Preschool, a period in which games, games and so-called fun activities are part of everyday life and are naturally sought after and idealized by children. However, with the advance of schooling, especially in the final years of Middle School, the ludic loses space in educational practices as it distances itself from the seriousness and formality that guide the forms of organization of the school. After scoring and discussing the polysemy inherent to ludic in the educational context, it was decided to work with the concept of ludicity and the existence of clashes between instrumentality and essentiality related to it was assumed. Instrumental ludicity understand ludic as a tool to facilitate learning and essential ludicity considers that ludic education transcends the rationalist bias that is so striking in current educational processes and understands ludic as a generator of affection and emotions. The motivation for the investigation that supported this thesis were personal questions about the interlacement between ludicity and Science Education, from which it was found that the theme of ludicity has not received, so far, many research efforts within this field. In order to contribute to this scenario, ludicity in Science classes in the final years of Middle School was taken as an object of study in order to investigate its characteristics, movements triggered by it and how it manifests and operates. Through a methodological bricolage between elements of educational ethnography and foucaultian-inspired discourse analysis, different ways of manifesting ludicity in Science classes were perceived and that they depend on the existence of a ludic teaching condition. It was also observed that the ways in which ludicity manifested itself in accompanied classes were not restricted to games, scavenger hunts and play, and the ways in which it operated produced a series of effects on students, on the relationships between subjects and in the school environment. From this, the developed thesis is that the existence of a ludic teaching characteristic enables manifestations of ludicity in Science classes in the final years Middle School. These manifestations characterize the ludicity in these classes as a ludic ambience crossed by power relations that produce expected and unexpected effects by the teacher.
Asunto: Educação
Brincadeiras - Aspectos educacionais
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula
Aprendizagem por atividades
Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Ensino fundamental
Educação de crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39504
Fecha del documento: 18-ago-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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