Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39613
Type: Dissertação
Title: Ensino remoto e Abordagem Triangular: o ensino de arte durante a pandemia em uma cidade educativa do mundo
Other Titles: Remote teaching and Triangular Approach: art teaching during the pandemic in an educational city around the world
Authors: Júnior César da Fonseca
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Referee: Ana Cristina Carvalho Pereira
Second Referee: Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães
Abstract: O presente trabalho busca investigar como se deu o uso da Abordagem Triangular, teoria sistematizada por Ana Mae Barbosa, no ensino de Arte praticado na rede de ensino em Itaúna, Minas Gerais, escolhida como Cidade Educativa pela UNESCO, durante o Ensino Remoto em decorrência da pandemia da COVID-19. As três ações mentais/sensoriais da Abordagem Triangular: Ler, Fazer e Contextualizar formam uma das abordagens mais utilizadas no ensino/aprendizagem de Arte para promover um ensino que desenvolva a percepção, imaginação, capacidade crítica e estabeleça relações com o mundo. Por meio desta pesquisa traçamos uma linha de raciocínio que aproxima a Abordagem Triangular ao conceito de Cidade Educativa e investigamos como os Arte/Educadores fazem o uso da teoria em suas aulas. O nosso objetivo inicial era investigar as compreensões e usos da Abordagem Triangular no ensino de Arte pelos Arte/Educadores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto foram investigadas as escolas da rede de ensino, desenvolvido um questionário aplicado a todos os Arte/Educadores e após as respostas três foram escolhidos seguindo os seguintes critérios: ser formado em uma das quatro linguagens (Música, Dança, Teatro ou Artes Visuais), lecionar no Ensino Fundamental II e conhecer a Abordagem Triangular. Estes três participaram de entrevistas e acompanhamento conferindo à pesquisa fontes orais de investigação. No entanto, quando iniciamos nossa pesquisa de campo, o mundo foi assolado pela pandemia da COVID-19. Assim, nossa investigação teve que se pautar pelo Ensino Remoto, suas possibilidades e limitações. Além de entrevistas com os docentes, acompanhamento de duas famílias de estudantes do ensino Fundamental, conferindo à pesquisa fontes orais de investigação, também nos pautamos pela análise dos Planos de Estudos Tutorados, PETs, estratégia utilizada pelos governos Estadual e Municipal para não interromperem o ensino. Entre as conclusões deste estudo, ao expor e refletir sobre a utilização da Abordagem Triangular durante a pandemia e o advento do Ensino Remoto, observamos que dentre tantas possibilidades, a teoria de Ana Mae promove vivências significativas de estudantes, Arte/Educadores, aproxima a Arte da vida cotidiana, estimula pesquisas, transforma o ensino de Arte catalisando-o como gerador de conhecimento e cria caminhos que desenvolvem a cognição dos estudantes. Abrindo também dialogicidade entre a Cidade Educativa e a Abordagem Triangular que são fundamentais para que se amplie o conhecimento e o saber; crie relações entre as ações do dia a dia, as possibilidades de ver, ouvir, interpretar e julgar as manifestações culturais e artísticas além de fomentar a criatividade, a capacidade de interpretação e a reflexão sobre a Arte e a sociedade.
Abstract: The present work seeks to investigate how the Triangular Approach, a theory systematized by Ana Mae Barbosa, works in the teaching of Arts used in Itaúna, Minas Gerais, chosen as Educational City, by UNESCO, during the Remote Teaching due to the COVID-19 pandemic. The three mental/sensory actions of the Triangular Approach: Reading, Doing and Contextualizing form one of the most used approaches in teaching/learning of the Arts to promote teaching that develops perception, imagination, critical thinking and establish a connection with the world. Through this research, a line of reasoning was drawn approximating the Triangular Approach to the concept of Educational City. In addition, how Art/Educators make use of such theory in their classes. Our initial objective was to investigate the comprehensions and uses of the Triangular Approach in Arts education by Arts/Educators in the final years of Elementary School. For this purpose, schools in the educational system were investigated, a questionnaire applied to all Art/Educators was developed and after the answers, three were chosen according to the following criteria: to be graduated in one of the four languages (Music, Dance, Theater or Visual Arts), teach in Elementary School II and learn about the Triangular Approach. These three participated in interviews and follow-up, giving the research oral sources of investigation. Nonetheless, when we started the field research, the world was stroke by the COVID-19 pandemic. Thus, our investigation had to be guided by Remote Learning, its possibilities and limitations. In addition to the interviews with professors, monitoring of two families of elementary school students, providing the research with oral sources of investigation, we were also guided by the analysis of Tutored Study Plans, PETs, a strategy used by the State and Municipal governments so as not to interrupt teaching. Among the conclusions of this study, when exposing and reflecting on the use of the Triangular Approach during the pandemic and the advent of Remote Teaching, we observe that among so many possibilities, Ana Mae's theory promotes significant experiences of students and Art/Educators. In addition, it brings Art closer together from everyday life, stimulates research, transforms the teaching of Art, catalyzing it as a generator of knowledge, and creates paths that develop students' cognition. Besides, opening dialogicity between the Educative City and the Triangular Approach, which are fundamental for the expansion of knowledge; create relationships between everyday actions, the possibilities of seeing, listening, interpreting, and judging cultural and artistic manifestations, in addition to fostering creativity, the capacity for interpretation and reflection on Art and society.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Ensino a distância
Arte e educação
Prática de ensino
Sociologia educacional
Método de projeto no ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39613
Issue Date: 8-Sep-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao juniorfonseca final.pdf10.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons