Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39757
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância: um estudo à guisa de estado da arte
Autor(es): Ricardo Viana Velloso
Luzia Bueno
Resumo: Este artigo tem por objetivo abordar as relações ente o tutor virtual e suas competências em programas de educação a distância, considerando seu domínio no campo do letramento e do letramento digital, com lastro nos estudos publicados na ANPED. À guisa de estado da arte, realizou‐se o levantamento das publicações do período entre 2009 e 2013, circunscritas aos seguintes grupos de trabalho: GT08 Formação de Professores; GT09 Trabalho e Educação; GT10 Alfabetização, Leitura e Escrita; GT11 Política de Educação Superior e GT16 Educação e Comunicação. Os resultados mostram a predominância de pesquisas qualitativas, que reconhecem, na sua maioria, a relevância da atuação do tutor em EAD, sobretudo quanto a sua função mediadora. Mostram ainda que, a despeito da recorrente preocupação com as competências do tutor para o trânsito no ambiente virtual, as referências a competências relacionadas ao letramento digital são relegadas a segundo plano em favor de outras preocupações: implicações das TIC para o trabalho docente; tutoria e precarização do trabalho; (sub)utilização das TIC no ensino‐ aprendizagem etc. Os resultados evidenciam, por fim, a necessidade de mais pesquisas envolvendo o letramento digital do tutor, tendo em vista inclusive suas implicações políticas para a formação e para o trabalho docente em EAD.
Assunto: Letramento digital
Competência pedagógica
EAD
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5433/1984‐7939.2016v1n2p258
URI: http://hdl.handle.net/1843/39757
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/27530/21451doi:10.5433/1984¿7939.2016v1n2p258
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em análise
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância.pdf466.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.