Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970185830248841pt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.referee2Luis Gustavo D Carlos Barbosapt_BR
dc.creatorYgor Bernardes Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861924568168145pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-03T18:09:02Z-
dc.date.available2022-03-03T18:09:02Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39781-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand how Physics teachers evaluate, adapt, and reflect on the use and possibilities of using a teaching sequence on photovoltaic solar energy, in an approach based on CTSA. Three physics teachers from the Minas Gerais State Network, two preceptors from the Pedagogical Residency program and a PIBID supervisor were invited, interested in using this material in their classes, but with a lower number of classes than the one reported in the original proposal. Semi- structured interviews were carried out to identify the points of interest and possible reservations of the teachers regarding the original proposal, as well as the choices that each of them would make to adapt the teaching sequence according to their purposes, preferences, contexts, and conditions of teaching. teaching. From the evaluations made, three different proposals for reorganizing the sequence emerged, which were partially used in their classes and which they later commented and evaluated. Through semi- structured interviews and their analysis, we seek to identify teachers 'conceptions and preferences about aspects of the sequence, and, also, teachers' evaluation of its adequacy to the design principles explained in the original proposal. The analysis of the interviews was carried out from the perspective of the continuing education of research professors in the context of educational innovations - CTSA approach, teaching through themes, investigative activities, considering the professional dilemmas they experience. The results point to preferences, reasons and obstacles found by teachers in working with Physics topics with a CTSA approach in classrooms.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa consiste em compreender como professores de Física avaliam, adaptam e refletem sobre o uso e as possibilidades de uso de uma sequência de ensino sobre energia solar fotovoltaica, em uma abordagem pautada em CTSA. Foram convidados três professores de Física da Rede Estadual de Minas Gerais, dois preceptores do programa Residência Pedagógica e uma supervisora do PIBID, interessados em utilizar esse material em suas aulas, mas com disponibilidade de um número de aulas inferior àquele relatado na proposta original. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de identificar os pontos de interesse e possíveis ressalvas dos professores quanto à proposta original, bem como as escolhas que cada um deles faria para adequar a sequência de ensino de acordo com seus propósitos, preferências, contextos e condições de ensino. Das avaliações feitas, surgiram três diferentes propostas de reorganização da sequência que foram parcialmente utilizados em suas aulas e por eles posteriormente comentadas e avaliadas. Por meio de entrevistas semi-estruradas e suas análises procuramos identificar concepções e preferências dos professores sobre aspectos da sequência, e, ainda, avaliação dos professores sobre a adequação desta aos princípios de design explicitados na proposta original. A análise das entrevistas foi feita na perspectiva da formação continuada de professores pesquisadores no contexto de inovações educacionais - abordagem CTSA, ensino por meio de temas, atividades investigativas, levando em conta os dilemas profissionais por eles vivenciados. Os resultados apontam para preferências, motivos e entraves encontrados pelos professores em trabalhar com temas de Física com abordagem CTSA em salas de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDilemas profissionaispt_BR
dc.subjectSituação de estudopt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectEnergia solar fotovoltaicapt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFísica (Estudo e ensino) - Ensino médiopt_BR
dc.subject.otherFísica (Estudo e ensino) - Ensino médio - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherGeração de energia fotovoltaica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnergia - Fontes alternativas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnergia solar - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de física - Formaçãopt_BR
dc.titleProfessores de física e ensino CTS: um estudo sobre avaliação e adaptações de sequência de ensino sobre energia solar fotovoltaicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.