Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39791
Type: Artigo de Evento
Title: Mapas conceituais como estratégia de avaliação: relato de experiência no curso de Direito da UFMG
Authors: Giordano Bruno Soares Roberto
Gustavo Duarte Vieira
Rafael Gonçalves Brandão de Almeida
Abstract: O trabalho tem por objetivo relatar a experiência de utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação, no curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os mapas conceituais, que são estratégias cognitivas de organização do conhecimento, com múltiplas possibilidades de uso, foram tomados apenas em sua dimensão avaliativa. Com a finalidade de levantar dados sobre o sucesso do empreendimento, os alunos foram submetidos a questionários com perguntas fechadas e espaço aberto para comentários. Da análise dos resultados obtidos, consideramos que a experiência foi bem sucedida. A maioria dos alunos passou mais tempo em contato com a matéria, buscou obter informações de fontes mais diversificadas e considerou que o aprendizado foi mais significativo. O dado mais importante foi a descoberta de que a produção dos mapas mentais permitiu a ampliação do desenvolvimento autônomo dos estudantes.
Subject: Direito - Estudo e ensino
Avaliação educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: DIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO E PROCESSO CIVIL E COMERCIAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39791
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2016/paper/view/281/105
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mapas conceituais como estratégia de avaliação ....pdf632.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.