Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39791
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dc.creatorGiordano Bruno Soares Robertopt_BR
dc.creatorGustavo Duarte Vieirapt_BR
dc.creatorRafael Gonçalves Brandão de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T13:33:53Z-
dc.date.available2022-03-04T13:33:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.issn2447-3952pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39791-
dc.description.resumoO trabalho tem por objetivo relatar a experiência de utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação, no curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os mapas conceituais, que são estratégias cognitivas de organização do conhecimento, com múltiplas possibilidades de uso, foram tomados apenas em sua dimensão avaliativa. Com a finalidade de levantar dados sobre o sucesso do empreendimento, os alunos foram submetidos a questionários com perguntas fechadas e espaço aberto para comentários. Da análise dos resultados obtidos, consideramos que a experiência foi bem sucedida. A maioria dos alunos passou mais tempo em contato com a matéria, buscou obter informações de fontes mais diversificadas e considerou que o aprendizado foi mais significativo. O dado mais importante foi a descoberta de que a produção dos mapas mentais permitiu a ampliação do desenvolvimento autônomo dos estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO E PROCESSO CIVIL E COMERCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação jurídicapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subject.otherDireito - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleMapas conceituais como estratégia de avaliação: relato de experiência no curso de Direito da UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2016/paper/view/281/105pt_BR
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