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http://hdl.handle.net/1843/40237
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Natureza, território, civilização e modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da primeira república |
Autor(es): | Naiemer Ribeiro de Carvalho |
Resumen: | Esse artigo analisa a presença de uma ideologia nacional e a compreensão de como se formou e se criou uma ideia e imagem de Brasil nos livros didáticos de geografia do ensino secundário na Primeira República (1889-1930), período decisivo à afirmação e definição da nacionalidade brasileira no qual a unicidade e a centralização do território eram valores imprescindíveis. O cabedal teórico-metodológico mobilizado para a compreensão do espaço e da realidade vivida à época e registrada nos livros didáticos de geografia se apoiou na análise histórica do período, da geografia escolar e do pensamento geográfico. Desta conjunção foram extraídas as categorias de análise: Natureza e Território; e Civilização e Modernidade. |
Asunto: | Livros Didáticos Geografia Escolar Ideologia Nacionalismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5902/2236499417755 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40237 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/17755 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Geografia ensino & pesquisa |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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2016_Natureza, território, civilização e modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da primeira república.pdf | 285.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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