Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40237
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Natureza, território, civilização e modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da primeira república
Autor(es): Naiemer Ribeiro de Carvalho
Resumo: Esse artigo analisa a presença de uma ideologia nacional e a compreensão de como se formou e se criou uma ideia e imagem de Brasil nos livros didáticos de geografia do ensino secundário na Primeira República (1889-1930), período decisivo à afirmação e definição da nacionalidade brasileira no qual a unicidade e a centralização do território eram valores imprescindíveis. O cabedal teórico-metodológico mobilizado para a compreensão do espaço e da realidade vivida à época e registrada nos livros didáticos de geografia se apoiou na análise histórica do período, da geografia escolar e do pensamento geográfico. Desta conjunção foram extraídas as categorias de análise: Natureza e Território; e Civilização e Modernidade.
Assunto: Livros Didáticos
Geografia Escolar
Ideologia
Nacionalismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5902/2236499417755
URI: http://hdl.handle.net/1843/40237
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/17755
metadata.dc.relation.ispartof: Geografia ensino & pesquisa
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