Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNaiemer Ribeiro de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T17:18:16Z-
dc.date.available2022-03-18T17:18:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage78pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/2236499417755pt_BR
dc.identifier.issn22364994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40237-
dc.description.resumoEsse artigo analisa a presença de uma ideologia nacional e a compreensão de como se formou e se criou uma ideia e imagem de Brasil nos livros didáticos de geografia do ensino secundário na Primeira República (1889-1930), período decisivo à afirmação e definição da nacionalidade brasileira no qual a unicidade e a centralização do território eram valores imprescindíveis. O cabedal teórico-metodológico mobilizado para a compreensão do espaço e da realidade vivida à época e registrada nos livros didáticos de geografia se apoiou na análise histórica do período, da geografia escolar e do pensamento geográfico. Desta conjunção foram extraídas as categorias de análise: Natureza e Território; e Civilização e Modernidade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofGeografia ensino & pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherLivros Didáticospt_BR
dc.subject.otherGeografia Escolarpt_BR
dc.subject.otherIdeologiapt_BR
dc.subject.otherNacionalismopt_BR
dc.titleNatureza, território, civilização e modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da primeira repúblicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/17755pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.