Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimone Pinto Vasconcellospt_BR
dc.creatorMônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.date.accessioned2022-03-21T20:33:07Z-
dc.date.available2022-03-21T20:33:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.issn23592109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40282-
dc.description.resumoO direito de todos à educação é assegurado pela legislação e pelas políticas públicas nacionais, fundamentadas em um modelo de educação inclusiva. O presente estudo se situa nesse contexto e tem como objetivo analisar o impacto das estratégias educativas na escolarização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação profissional, na modalidade ensino técnico integrado, com aporte da abordagem histórico-cultural. Para esta investigação, propõe-se uma pesquisa qualitativa, envolvendo: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com pais e alunos com TEA, e grupos focais com os educadores de uma instituição federal de educação profissional de Belo Horizonte (Minas Gerais). Os resultados parciais do estudo em questão indicam um reduzido número de matrículas de alunos com TEA no ensino técnico integrado, conforme os dados do censo escolar de 2012 a 2016. Além disso, os estudos identificados no levantamento bibliográfico demonstram que a condição socioeconômica, o apoio familiar, e algumas práticas institucionais favorecem o aprendizado dos alunos com TEA, mas destacam a falta de estruturação dessas ações educativas e das políticas inclusivas, e a inadequação da formação dos docentes. Tais resultados reforçam a relevância da pesquisa em questão no sentido de contribuir para o aprimoramento do processo educativo das pessoas com autismo na educação profissional.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofVIIICongresso Brasileiro de Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.otherEstratégias educativaspt_BR
dc.subject.otherEducação profissionalpt_BR
dc.titleA escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista na educação profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/a-escolarizacao-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista-na-educacao-profissional#pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.