Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40418
Type: Tese
Title: Sênio: o legado intelectual de José de Alencar
Authors: Rodrigo Vieira Ávila de Agrela
First Advisor: Maria Zilda Ferreira Cury
First Referee: Constantino Luz de Medeiros
Second Referee: Andréa Sirihal Werkema
Third Referee: Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
metadata.dc.contributor.referee4: Marcelo Almeida Peloggio
metadata.dc.contributor.referee5: Georg Otte
Abstract: Em 1870, quando publicou o romance A pata da gazela, José de Alencar criou “um outro de si mesmo” e o intitulou Sênio. Com ele, anunciou uma nova fase que chamou de velhice literária. Logo em seguida, publicou O Gaúcho (1870) com uma advertência, em que fez algumas reflexões sobre o pseudônimo escolhido. A partir de então, o escritor lançava as suas “desfolhas do inverno” como parte de uma ação consciente e consistente de sistematização de seu projeto literário e cultural diante do público. Nossa proposta é apresentar algumas reflexões sobre o último Alencar, debruçando-nos sobre seu corpo paratextual publicado entre o aparecimento do subscrito Sênio e os momentos derradeiros da sua produção em 1877: prefácios, posfácios, notas, artigos, panfletos, polêmicas, entre outros. Esta tese revisita textos fundamentais para o esclarecimento do projeto de Brasil abraçado pelo escritor, alguns conhecidos amplamente pela crítica especializada – a autobiografia literária Como e porque sou romancista, escrito em 1873; o prefácio “Benção Paterna”, apensado ao romance Sonhos d’ouro (1872) – e outros quase esquecidos – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), entre outros textos. Em conformidade, este trabalho dedica-se também à análise das condições sociais da produção e da recepção dos textos críticos-literários como um modo de intensificar a experiência literária, apresentando ótica diferenciada sobre o espaço literário do século XIX. Ao realizarmos um estudo crítico-literário intertextual da obra paratextual do escritor, percebemos que a escolha do pseudônimo Sênio representou uma mudança de atuação na sua atividade intelectual.
Abstract: In 1870, when José de Alencar publishes A pata da gazela, he creates “another one of himself” and names him Sênio. With Sênio, he begins a new phase which he named literary elderliness. Still in 1870, he publishes O Gaúcho (1870), in which he brought a warning containing some reflections about the chosen pseudonym. From then on, the writer published his “winter defoliation” as part of a conscious and consistent action to systematize his literary and cultural project to the public. Our proposal in this thesis is to present some reflections about the last Alencar, working on his paratexts that were published between the first appearance of the pseudonym Sênio and the last moments of his work in 1877: prefaces, postscripts, notes, articles, pamphlets, controversies, and others. Our thesis revisits fundamental texts of the author to explain the project of Brazil that was embraced by Alencar. Some of this texts are widely known by the specialized critics – the literary autobiography Como e porque sou romancista, writen in 1873, the preface “Benção Paterna”, which is part of the novel Sonhos d’ouro (1872) – and others that are almost forgotten – “Questão filológica” (1874), “Antiguidade da América” (1877), among other texts. In the same direction, our work analyses the social condition of the author's production and the public reception of his critical-literary texts as a way of intensifying his literary experience, showing a different view of the literary space in the 19th century. As we elaborate a critical and intertextual study of Alencar's paratexts, we find that the choice for the pseudonym Sênio represented a chance in his intellectual activities.
Subject: Alencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Literatura e sociedade
Criação literária
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40418
Issue Date: 20-Nov-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de doutorado, Rodrigo de Agrela.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.