Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40799
Tipo: Dissertação
Título: Apre(e)nder a cidade, o urbano e o cosmos: interseções entre espaço e educação
Título(s) alternativo(s): Learn the city, the urban and the cosmos: intersections between space and education
Autor(es): Marcela Rosenburg Figueiredo
Primeiro Orientador: Rita de Cássia Lucena Velloso
Primeiro membro da banca : Wellington Cançado Coelho
Segundo membro da banca: Zoy Anastassakis
Terceiro membro da banca: Guilherme Teixeira Wisnik
Quarto membro da banca: Elisângela de Almeida Chiquito
Resumo: A pesquisa investiga os atravessamentos existentes e possíveis entre espaço e educação. Para tanto, considera-se diferentes experiências educacionais, culturais e artísticas que, ao trazerem a discussão espacial, possibilitam debater os processos de aprendizagem que deles emergem, desdobrando uma reflexão sobre o papel e as (im)possibilidades da prática arquitetônica e urbanística frente a essa pedagogia. Por fim, para se pensar uma aprendizagem no espaço, do espaço e sobre o espaço, esta pesquisa retoma a discussão do urbano como forma de articular a (re)politização do cotidiano, levando em conta questões atuais como a escala planetária da urbanização, o Antropoceno e a crítica da colonialidade, numa tentativa de compreender o que poderia constituir uma pedagogia que excede o espaço da cidade, mas também está para além do urbano ao se estender ao cosmos.
Abstract: The research investigates the existing and possible intersections between space and education. For this purpose, multiple educational, cultural and artistic experiences are taken into account. By bringing space into discussion, such experiences enable a debate about the learning processes that emerge from them, unfolding a reflection on the role and the (im)possibilities presented by architectural and urban practices in relation to this type of pedagogy. Finally, as the research proposes to think about learning in space, from space and about space, it resumes the discussion of the urban as a way to articulate the (re)politicization of the everyday life. By approaching current issues such as the planetary scale of urbanization, the Anthropocene and the critique on coloniality, this research is in an attempt to understand what could constitute a pedagogy that goes beyond the space of the city and the urban, as it expands itself towards the cosmos.
Assunto: Espaço urbano
Educação
Cidade e vilas
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/40799
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-marcela rosenburg figueiredo-webA.pdf10.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons