Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40912
Type: Artigo de Evento
Title: A "modelagem da informação da construção" na formação acadêmica e atuação profissional do designer
Authors: Edgardo Moreira Neto
Thais Mendes Sampaio
Abstract: O presente trabalho discute parte do cenário do ensino mineiro dos chamados projetos de “interiores” ou “ambientes” em relação à utilização do BIM (Building Information Modelling), que é uma metodologia projetual baseada na vinculação de informação construtiva ao desenho projetual em um modelo computacional. O BIM está em expansão e afeta o processo de criação e desenvolvimento de projetos na indústria da construção civil – do qual o design participa. Essa é uma pesquisa quali-quantitativa, desenvolvida na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, durante o primeiro semestre de 2019, que se utiliza de observação empírica, levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário virtual com graduandos de arquitetura e design para ambientes. O estudo revelou que os alunos de design estão atrasados no conhecimento e uso de BIM quando comparado aos de arquitetura. Esta situação afeta negativamente os futuros profissionais de design e o mercado de construção, uma vez que o BIM tem se mostrado um caminho definitivo para o mercado.
Subject: Desenho Industrial
Projeto colaborativo
Projetos
Design
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40912
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-modelagem-da-informao-da-construo-na-formao-acadmica-e-atuao-profissional-do-designer-33837
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Internacional de Design da Informação
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_A ‘Modelagem da Informação da Construção’ na formação acadêmica e.pdf334.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.