Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/41117
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Humanidades digitais e ciência aberta: perspectiva e desafios para a formação profissional no campo da ciência da informação |
Autor(es): | Izabel Antonina de Araújo Miranda Maria Aparecida Moura |
Resumen: | Nos últimos anos, o acesso aberto ao conhecimento e a transformação no modo de fazer ciência convergiram para o conceito de ciência aberta que se refere a abertura das diferentes etapas dos processos científicos com o relativo acesso aos dados primários das pesquisas disponibilizados online. Neste contexto, o campo das humanidades digitais tornou-se o locus de experimentação voltado aos propósitos de abertura no campo científico. A Ciência da Informação, como campo interdisciplinar, tem recebido parte das demandas por formação humana advindos das novas formas de se produzir cientificamente, na medida em que o campo está relacionado à comunicação do conhecimento e governança dos fluxos informacionais para tornar acessível o conhecimento cultural, científico e tecnológico produzido. A compreensão e adoção da ciência aberta no contexto brasileiro requer reflexão, o planejamento e o desenvolvimento de propostas de formação humana que ampliem a perspectiva dos profissionais da informação em face do atual cenário de mudanças. Nesta perspectiva, este artigo aborda as temáticas ciências abertas e humanidades digitais com foco nos desafios relacionados aos modelos formativos no campo da Ciência da Informação. O estudo centra-se em revisão da literatura sobre os temas em questão e identifica algumas competências requeridas do profissional da informação. Utiliza-se como base as orientações do Projeto Foster. Considera que a formação profissional para Ciência Aberta e humanidades incentiva a criação de novos modelos interpretativos para a compreensão dos aspectos da pesquisa nas suas dimensões culturais, linguísticas, literárias e sociais. |
Asunto: | Ciência Aberta Humanidades digitais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41117 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1984 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos de biblioteconomia, arquivistica e documentacao |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Humanidades digitais e ciência aberta perspectiva e desafios para a formação profissional no campo da ciência da informação.pdf | 140.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.