Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/41383
Tipo: Tese
Título: Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas
Autor(es): Alexandre Vianna Meireles dos Santos
primer Tutor: Patrícia Furst Santiago
primer Co-tutor: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
primer miembro del tribunal : João Gabriel Marques Fonseca
Segundo miembro del tribunal: Tarcísio Mauro Vago
Tercer miembro del tribunal: Bárbara Guimarães Penido
Cuarto miembro del tribunal: Diego de Almeida Pereira
Quinto miembro del tribunal: Thaís Maura Marques
Jussara Rodrigues Fernandino
Resumen: Manter posturas em atividades diárias consiste em treinar o sistema neuromuscular a sustentar os segmentos corporais em posições específicas. Isso promove o aprendizado motor para a sustentação das posturas adotadas, e consequentemente, desenvolve adaptações fisiológicas aos diversos tecidos dos sistemas do corpo humano. Entretanto, muitas vezes a posição corporal praticada pode ser prejudicial. Para tocar piano, observa-se que a postura curvada é comumente praticada por pianistas, promovendo condições desfavoráveis às estruturas do corpo, como articulações, músculos e inervações, principalmente na região da cintura escapular. À luz dos alicerces fundamentais inerentes às áreas da saúde como Anatomia, Cinesiologia e Biomecânica, esta pesquisa apresentou uma breve leitura sobre o corpo humano, explicando conceitos básicos sobre ossos, articulações, músculos, fáscias e nervos. Em seguida, foi feito um recorte que direciona o foco de análise para os sistemas neuromuscular e músculo-esquelético da região da cintura escapular, o que permite aprofundar um pouco mais as discussões sobre a importância do engajamento dessas estruturas e como isso pode influenciar no fazer musical de pianistas. As fundamentações teóricas apresentadas elucidaram o objetivo da pesquisa, que foi verificar as contribuições de uma sessão de práticas corporais composta por exercícios de mobilidade, flexibilidade e de treinamento de força direcionados à cintura escapular para as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais de pianistas. Os exercícios físicos foram elaborados pelo pesquisador e possuíram uma conformação didática, objetiva, sequencial e organizacional. A pesquisa aconteceu em um único encontro e teve a participação de nove pianistas, formados e graduandos. Foram realizados dois momentos de performances em um piano digital, um antes e outro logo após a intervenção dos exercícios físicos. Em cada momento os participantes executaram duas práticas, denominadas Prática Livre (PL) e Prática Orientada (PO). A PL consistiu na apresentação de uma obra musical, a qual foi filmada em três ângulos. A PO foi elaborada visando a execução de duas tarefas, nas quais foram mensurados os parâmetros precisão rítmica, sincronismo entre as mãos e intensidade de pressionamento das teclas. Ao final de sua participação, cada pianista descreveu suas Percepções Subjetivas (PS) quanto ao uso do corpo em suas práticas musicais nos momentos pré e pós a intervenção. As filmagens coletadas na PL de cada pianista foram anexadas em portfólios individuais e enviados a um Painel de Especialistas das áreas da saúde e da música, que foram orientados a escrever um relatório livre sobre as características físicas, qualidades técnicas e expressividades musicais averiguadas em cada vídeo. As observações tiveram a característica mono- cega, ou seja, os vídeos referentes aos momentos pré e pós intervenção não foram identificados para os avaliadores, proporcionando, assim, uma investigação com achados imparciais. De uma forma geral, foi possível concluir que, após a intervenção, os pianistas apresentaram melhor qualidade postural, técnica e interpretativa em suas performances, alcançaram percepções corporais mais favoráveis e tenderam a tocar com menor intensidade de pressionamento das teclas, o que parece possibilitar melhores níveis de precisão rítmica.
Abstract: Maintaining postures in daily activities is the same as training the neuromuscular system to support the body segments in specific positions. This promotes motor learning to support the postures adopted, and consequently, develops physiological adaptations in various tissues of the human body systems. However, poor body position can cause injuries. To play piano, we can observe that the kyphotic posture is commonly practiced by pianists, promoting unfavorable conditions for body structures, such as joints, muscles and innervations, especially in the scapular region. Based on the fundamentals of Anatomy, Kinesiology and Biomechanics, this research presented a brief reading about the human body, explaining basic concepts about bones, joints, muscles, fascias and nerves. Then, the discussions were directed to the neuromuscular and musculoskeletal systems of the scapular region, explaining about the importance of the engagement of these structures and how this can influence the musical performance of pianists. The theoretical foundations presented elucidated the objective of the research, which was to verify the contributions of a session of body practices consisting of mobility, flexibility and strength training exercises directed at the shoulder girdle for the physical characteristics, technical qualities and musical expressiveness of pianists. The physical exercises were elaborated by the researcher and had a didactic, objective, sequential and organizational configuration. Data collection was carried out in just one day, and had the participation of nine pianists, graduates and university students. Two moments of performances were performed on a digital piano, one before and another right after the physical exercises intervention. At each moment, the participants performed two practices: Free Practice (FP) and Guided Practice (GP). In FP, the pianists' musical performance was filmed from three angles. The PG consisted of performing two tasks, in which the parameters rhythmic precision, synchronism between hands and intensity of keystroke were measured. At the end, each pianist described their Subjective Perceptions (SP) about the use of the body in their musical practices in the moments before and after the intervention. The footage collected is archived in individual portfolios and sent to a Panel of Experts in the fields of health and music. They were instructed to write a free report on the physical characteristics, technical and musical qualities observed in each video. This observation process was mono- blind, that is, the videos referring to the pre-intervention and post-intervention moments were not identified for the specialists, which provided an impartial investigation. In general, it was possible to conclude that, after the intervention, the pianists presented better postural, technical and interpretive quality in their performances, achieved more favorable bodily perceptions, tended to play with less intensity of keystrokes and this seems to allow better levels of rhythmic precision.
Asunto: Músicos - Saúde e trabalho
Postura humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41383
Fecha del documento: 30-nov-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons