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dc.contributor.advisor1Plínio Rafael Reis Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9153662205565773pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcelo Marcos Piva Demarzopt_BR
dc.contributor.referee1Jonathan Simões Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Cristiana Trindade Ituassupt_BR
dc.contributor.referee3Anielson Barbosa da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Alex Mourão Terzipt_BR
dc.creatorCarolina Pantuza Vilar dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379950283142508pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T13:39:32Z-
dc.date.available2022-05-10T13:39:32Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41498-
dc.description.abstractThis thesis proposes a new concept of social marketing based on the purpose of this field of study, which is be the need of social changes for happiness, and defines the promotion of societal well-being as the ultimate goal of social marketing. From the understanding of societal well-being as an holistic happiness, and including in this concept two perspectives of happiness initially conflicting in philosophy and practice, the experiential happiness and the satisfaction with life, a theoretical path model was proposed and tested. This model verified in what measure Mindfulness could link the two happiness promoting possible antecedents common to these two perspectives of happiness. For the test, 1059 online questionnaires were collected containing the validated scales of the latent constructs of the model and sociodemographic and behavioral data of the respondents. A Structural Equation Modeling analysis was performed using IBM SPSS Amos Software, and an analysis by decision tree-based algorithm was executed using Weka Software. The results indicate that Mindfulness can promote a link between aspects of happiness by causing positive effects in Social support, Sense of life and Self-efficacy, and an effect mediated by Self-efficacy and Sense of life in Intentional activities, which seems to be the most significant variable of the model to define levels of happiness in the tested sample. Social support and Intentional activities were confirmed as common antecedents for Experiential happiness and Satisfaction with life. Mindfulness proved to be a predictor of happiness in this model structured in the new proposal for social marketing and can be used as an antecedent of happiness when the diagnosis made by holistic indicators shows that basic structural conditions are not its main obstacle for the population in question. Mindfulness has the potential for social transformation, given that the concept of happiness addressed in this thesis is inherent that of clarity and lucidity in relation to the dynamics of emergence, maintenance and cessation of suffering in society.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese propõe um novo conceito de marketing social baseado no propósito de existência do campo de estudo, que seria a necessidade de mudanças sociais para a felicidade, e define como o fim último do marketing social a promoção do bem-estar societal. A partir da compreensão de bem-estar societal como felicidade holística, e incluindo nesse conceito duas perspectivas de felicidade inicialmente conflitantes na filosofia e prática, a Felicidade experiencial e a Satisfação com a vida, foi proposto e testado um modelo de caminhos teórico para verificar em que medida Mindfulness poderia promover um elo entre as duas felicidades a partir de um efeito preditivo em possíveis antecedentes comuns a essas duas perspectivas. Para o teste, foram coletados 1059 questionários on-line contendo as escalas validadas dos construtos latentes do modelo, além de dados sociodemográficos e comportamentais dos respondentes. Foram realizadas análise por Modelagem de Equações Estruturais por meio do Software IBM SPSS Amos e análise por algoritmo baseado em árvore de decisão por meio do Software Weka. Os resultados indicam que Mindfulness pode promover uma ligação entre os aspectos de felicidade a partir de efeitos positivos em Suporte social, Sentido de vida e Autoeficácia, e a partir de um efeito mediado por Autoeficácia e Sentido de vida em Atividades intencionais, que parece ser a variável mais significativa do modelo para definição de níveis de felicidade na amostra testada. Suporte social e Atividades intencionais se confirmaram como antecedentes comuns para Felicidade experiencial e Satisfação com a vida. Mindfulness mostrou-se preditor de felicidade nesse modelo estruturado na nova proposta para o marketing social e pode ser usado como antecedente de felicidade quando o diagnóstico feito por indicadores holísticos indicar que condições estruturais basais não sejam seus principais impedidores na população em questão. Mindfulness possui o potencial de transformação social entendendo-se que o conceito de felicidade tratado nesta tese é inerente aos de clareza e lucidez em relação à dinâmica de aparecimento, manutenção e cessação do sofrimento na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectBem-estar societalpt_BR
dc.subjectMindfulnesspt_BR
dc.subjectFelicidade experiencialpt_BR
dc.subjectSatisfação com a vidapt_BR
dc.subjectAtividades intencionaispt_BR
dc.subjectSocial marketingpt_BR
dc.subjectSocietal well-beingpt_BR
dc.subjectExperiential happinesspt_BR
dc.subjectSatisfaction with lifept_BR
dc.subjectIntentional activitiespt_BR
dc.titleMindfulness como preditor de felicidade: concepção e teste de um modelo fundamentado em uma abordagem ampliada para o marketing socialpt_BR
dc.title.alternativeMindfulness as a predictor of happiness: design and testing of a model based on an expanded approach to social marketingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9996-8262pt_BR
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