Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41765
Type: Tese
Title: "Falando com o mundo": um projeto de internacionalização de Belo Horizonte na confluência de saberes locais e globais
Other Titles: "Talking to the world": an internationalization project of Belo Horizonte at the confluence of local and global knowledge
Authors: Kelly Cristina Torres de Barros Ferreira
First Advisor: Andréa Machado de Almeida Mattos
First Referee: Míriam Lúcia dos Santos Jorge
Second Referee: Shirlene Bemfica de Oliveira
Third Referee: Leina Cláudia Viana Jucá
metadata.dc.contributor.referee4: Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
Abstract: Esta pesquisa tem como foco professores de inglês de escolas municipais de Belo Horizonte. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com uma formação em serviço que contemple aspectos dos Novos Letramentos, em especial dos Letramentos Críticos sob a perspectiva do pensamento decolonial como aporte teórico para práticas pedagógicas democráticas e inclusivas, que associem o ensino de inglês à construção da cidadania e da justiça social. Como parte dos objetivos específicos, proponho problematizar a influência das políticas públicas e das fundações privadas na formação de professores. A relevância da pesquisa justifica-se por questionar e debater as ideologias dominantes e socialmente constituídas nos cursos de formação continuada para professores de inglês, que, em sua maioria, institucionalizados por políticas públicas, continuam a perpetuar um modelo eurocêntrico de educação. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se nos pressupostos dos Letramentos Críticos e do pensamento decolonial como alternativa para o ensino de inglês em um contexto global e local, em consonância com a definição de “glocal” proposta por Canagarajah (2005). Na contramão do pensamento eurocêntrico hegemônico, autores e pensadores como Pennycook (2005, 2007), Canagarajah (1999, 2005), Quijano (2005), Mignolo (2008), e Kumaravadivelu (2012) propõem alternativas para repensar a lógica do pensamento colonial dominante no ocidente. A metodologia da presente pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que a natureza da investigação neste estudo de caso, como apontam as pesquisadoras Lüdke e André (1986) a respeito das pesquisas em educação, aproxima-se mais de uma análise qualitativa e interpretativa de seu objeto de estudo. Trata-se de um estudo de caso que abrange professores de inglês representantes das nove regionais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que já participaram, em algum momento, de cursos de formação continuada do programa Improve Your English, atual “Falando com o Mundo”. Para a geração de dados utilizo essencialmente questionários online e narrativas em áudios. Os resultados apontam para uma prevalência de agências e fundações internacionais em cursos de formação continuada de professores de inglês da PBH, contribuindo parcialmente para um arrefecimento por parte do professorado que não estabelece conexões com aspectos locais e regionais de sua comunidade escolar.
Abstract: This research focuses on English teachers working in municipal public schools in Belo Horizonte. The general objective of the research is to contribute to in-service teacher development that contemplates aspects of the New Literacies, especially Critical Literacies from the perspective of decolonial thinking as a theoretical contribution to democratic and inclusive pedagogical practices, which associate the teaching of English with the construction of citizenship and social justice. As part of the specific objectives, I propose to question the influence of public policies and private foundations on teacher education. The relevance of the research is justified by questioning and debating the dominant and socially constituted ideologies in continuing education courses for English teachers, which, for the most part, institutionalized by public policies, continue to perpetuate a Eurocentric model of education. The theoretical foundation of the research is based on the assumptions of Critical Literacies and decolonial thinking as an alternative for the teaching of English in a global and local context, in line with the definition of "glocal" proposed by Canagarajah (2005). In contrast to hegemonic Eurocentric thinking, authors and researchers such as Pennycook (2005, 2007), Canagarajah (1999, 2005), Quijano (2005), Mignolo (2008), and Kumaravadivelu (2012) propose alternatives to rethinking the logic of colonial thinking dominant in the West. The methodology of this research is qualitative in nature, since the nature of research in this case study, as pointed out by Lüdke and André (1986), regarding research in education, is closer to a qualitative and interpretative analysis of its object of study. This is a case study, which focuses on English teachers representing the nine regional districts of Belo Horizonte, who have already participated at some point in in-service development courses at “Improve Your English”, the current program "Talking to the World". For data generation, I used primarily online questionnaires and audio narratives. Results point to a prevalence of international agencies and foundations in continuing education courses for English teachers in the City of Belo Horizonte, partially contributing to a cooling down by teachers not making connections with local and regional aspects of their school community.
Subject: Professores de inglês – Formação
Língua inglesa – Estudo e ensino
Multiculturalismo
Educação intercultural
Pós-colonialismo
Descolonização
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41765
Issue Date: 4-Mar-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 Tese Versão Final Corrigida.pdf6.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons