Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498200084762279pt_BR
dc.contributor.referee1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Ilca Vieira de Oliveirapt_BR
dc.creatorThadeu Menezes Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133741243633762pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-17T17:47:36Z-
dc.date.available2022-05-17T17:47:36Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41768-
dc.description.abstractWhen, while studying the master's degree, I began the conception of a final work focused on a teaching practice, I thought it was good to change, or at least try, the conception formed by my students. I decided to develop a teaching project that focused on reading classic horror tales, soon deciding on the first tale, Edgar Allan Poe's The Masque of Red Death. While discussing my initial ideas with my advisor, he indicated me a second tale, The Baby of Pink Tarlatan, by João do Rio, who resembles the first mainly in relation to a particular aspect: the mask. Unfortunately, due to the extraordinary moment we are in, with in person classes abolished and the detachment limiting the development of a project of this magnitude, the didactic sequence presented here has not yet been applied in any class. The sequence will still be applied and, for me, as a teacher and student, the literary practice in the classroom, as well as the fear caused by the classic and modern horror texts, eternal in the memory of the world, will always be far from their last breath.pt_BR
dc.description.resumoQuando, ao cursar o mestrado, iniciei a concepção de um trabalho final com foco em uma prática de ensino, achei por bem mudar, ou pelo menos tentar, a concepção formada por meus alunos. Decidi desenvolver um projeto de ensino que focasse na leitura de contos de terror clássicos, logo me decidi pelo primeiro conto, O baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe. Ao discutir minhas ideias iniciais com o meu orientador, ele me indicou um segundo conto, O bebê de tarlatana rosa, de João do Rio, que se assemelha ao primeiro principalmente em relação a um aspecto em particular: a máscara. Infelizmente, devido ao momento extraordinário em que estamos, com as aulas presenciais abolidas e o distanciamento limitando o desenvolvimento de um projeto desta magnitude, a sequência didática apresentada aqui ainda não foi aplicada em nenhuma turma. A sequência ainda será aplicada e, no que depender de mim, como professor e estudante, a prática literária em sala de aula, bem como o medo causado pelos textos de terror clássicos e modernos, eternos na memória do mundo, sempre estarão distantes de seu último suspiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherPoe, Edgar Allan, 1809-1849 – Baile da Morte Vermelhapt_BR
dc.subject.otherRio, João do, 1881­1921 – Bebê de tarlatana rosapt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.otherContos de terrorpt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.titleTal como em um baile de máscaras: o terror de Edgar Allan Poe e João do Rio como um recurso de incentivo à leitura literária em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tal como em um baile de máscaras - Thadeu Menezes.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons