Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Evaldo Balbino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4498200084762279 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leiva de Figueiredo Viana Leal | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ilca Vieira de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Thadeu Menezes Pinto | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5133741243633762 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T17:47:36Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T17:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41768 | - |
dc.description.abstract | When, while studying the master's degree, I began the conception of a final work focused on a teaching practice, I thought it was good to change, or at least try, the conception formed by my students. I decided to develop a teaching project that focused on reading classic horror tales, soon deciding on the first tale, Edgar Allan Poe's The Masque of Red Death. While discussing my initial ideas with my advisor, he indicated me a second tale, The Baby of Pink Tarlatan, by João do Rio, who resembles the first mainly in relation to a particular aspect: the mask. Unfortunately, due to the extraordinary moment we are in, with in person classes abolished and the detachment limiting the development of a project of this magnitude, the didactic sequence presented here has not yet been applied in any class. The sequence will still be applied and, for me, as a teacher and student, the literary practice in the classroom, as well as the fear caused by the classic and modern horror texts, eternal in the memory of the world, will always be far from their last breath. | pt_BR |
dc.description.resumo | Quando, ao cursar o mestrado, iniciei a concepção de um trabalho final com foco em uma prática de ensino, achei por bem mudar, ou pelo menos tentar, a concepção formada por meus alunos. Decidi desenvolver um projeto de ensino que focasse na leitura de contos de terror clássicos, logo me decidi pelo primeiro conto, O baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe. Ao discutir minhas ideias iniciais com o meu orientador, ele me indicou um segundo conto, O bebê de tarlatana rosa, de João do Rio, que se assemelha ao primeiro principalmente em relação a um aspecto em particular: a máscara. Infelizmente, devido ao momento extraordinário em que estamos, com as aulas presenciais abolidas e o distanciamento limitando o desenvolvimento de um projeto desta magnitude, a sequência didática apresentada aqui ainda não foi aplicada em nenhuma turma. A sequência ainda será aplicada e, no que depender de mim, como professor e estudante, a prática literária em sala de aula, bem como o medo causado pelos textos de terror clássicos e modernos, eternos na memória do mundo, sempre estarão distantes de seu último suspiro. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Terror | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.other | Poe, Edgar Allan, 1809-1849 – Baile da Morte Vermelha | pt_BR |
dc.subject.other | Rio, João do, 18811921 – Bebê de tarlatana rosa | pt_BR |
dc.subject.other | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Contos de terror | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.title | Tal como em um baile de máscaras: o terror de Edgar Allan Poe e João do Rio como um recurso de incentivo à leitura literária em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tal como em um baile de máscaras - Thadeu Menezes.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License