Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41874
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ângela Cristina Salgueiro Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T11:07:23Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T11:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.issue | 43 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 16 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-4683 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41874 | - |
dc.description.resumo | Este texto discute como a construção da cena dissensual se apoia em processos intervalares de montagem que redefinem o aparecer e a legibilidade dos corpos figurados. A partir de alguns entrelaçamentos entre conceitos de Rancière e Benjamin, argumenta-se que a fabulação articulada à experiência de um “momento qualquer” pode fazer figurar outramente as vidas dos oprimidos a partir de um avizinhamento contemplativo entre o espectador e a alteridade presente na imagem. A imagem, tomada como singularidade e como operação a partir da qual se pode produzir uma cena dissensual, pode produzir momentos de rêverie (devaneio fabulador) que fraturam imaginários consensuais, alterando o modo como lemos, vemos e ouvimos o outro e o mundo a nosso redor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | fabulação | pt_BR |
dc.subject | imagem | pt_BR |
dc.subject | momento qualquer | pt_BR |
dc.subject | cena de dissenso | pt_BR |
dc.subject | aparecer | pt_BR |
dc.subject.other | Ranciere, Jacques, 1940- | pt_BR |
dc.subject.other | Imagens | pt_BR |
dc.subject.other | Estética | pt_BR |
dc.title | A fabulação dos intervalos nas imagens: o momento qualquer como operação estética e política em Jacques Rancière | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1718-1.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-2253-0374 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
angelaFabulacaoIntervalos.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.