Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42193
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A prática da estratégia numa empresa de pequeno porte: uma abordagem baseada nas micro atividades
Autor(es): Laís Carnicelli
Everton Rodrigues da Silva
Carlos Alberto Gonçalves
Resumo: A estratégia como prática social é uma perspectiva contemporânea que tem obtido um respaldo crescente no campo da estratégia. Seu locus analítico é a investigação das micro atividades constituintes dos processos e rotinas decisórias (strategizing), entendendo que a estratégia não se reduz a um plano a priori; é no cotidiano, que formulação e implementação estratégicas se fundem. Esse trabalho investigou o strategizing na Otimize – pequena empresa de educação médica à distância – através de narrativas (cf. BRUNER, 1997) que enfatizam/captam o comportamento e as atividades do estrategista. A análise dos percursos narrativos permitiu que identificássemos quatro práxis em constante construção: assumindo a identidade de empresário; articulando saberes; desenvolvendo produtos; e criando um espaço socioeconômico de atuação. A pesquisa traz contribuições para (1) o exame dos aspectos sociocognitivos relevantes na orientação decisória dos estrategistas; (2) o esclarecimento das potencialidades e limitações de uma organização (condicionantes do crescimento das micro e pequenas empresas); (3) a compreensão da estratégia como uma prática emergente e relacional, ligada ao plano da ação (do fazer) e às relações sociais nas quais os indivíduos estão inseridos, em contraposição a uma lógica que enxerga a estratégia como uma ação preponderantemente racional.
Assunto: Administração
Pequenas e médias empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21714/19-82-25372016v10n2p5468
URI: http://hdl.handle.net/1843/42193
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/830/pdfdoi:10.21714/19-82-25372016v10n2p5468
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP)
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Prática da Estratégia numa Empresa de Pequeno Porte.pdf23.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.