Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLaís Carnicellipt_BR
dc.creatorEverton Rodrigues da Silvapt_BR
dc.creatorCarlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-02T15:14:48Z-
dc.date.available2022-06-02T15:14:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage54pt_BR
dc.citation.epage68pt_BR
dc.identifier.doi10.21714/19-82-25372016v10n2p5468pt_BR
dc.identifier.issn19822537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42193-
dc.description.resumoA estratégia como prática social é uma perspectiva contemporânea que tem obtido um respaldo crescente no campo da estratégia. Seu locus analítico é a investigação das micro atividades constituintes dos processos e rotinas decisórias (strategizing), entendendo que a estratégia não se reduz a um plano a priori; é no cotidiano, que formulação e implementação estratégicas se fundem. Esse trabalho investigou o strategizing na Otimize – pequena empresa de educação médica à distância – através de narrativas (cf. BRUNER, 1997) que enfatizam/captam o comportamento e as atividades do estrategista. A análise dos percursos narrativos permitiu que identificássemos quatro práxis em constante construção: assumindo a identidade de empresário; articulando saberes; desenvolvendo produtos; e criando um espaço socioeconômico de atuação. A pesquisa traz contribuições para (1) o exame dos aspectos sociocognitivos relevantes na orientação decisória dos estrategistas; (2) o esclarecimento das potencialidades e limitações de uma organização (condicionantes do crescimento das micro e pequenas empresas); (3) a compreensão da estratégia como uma prática emergente e relacional, ligada ao plano da ação (do fazer) e às relações sociais nas quais os indivíduos estão inseridos, em contraposição a uma lógica que enxerga a estratégia como uma ação preponderantemente racional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégia como práticapt_BR
dc.subjectMicroatividadept_BR
dc.subjectStrategizingpt_BR
dc.subjectPráxis etratégicapt_BR
dc.subjectOptimizept_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleA prática da estratégia numa empresa de pequeno porte: uma abordagem baseada nas micro atividadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.faccamp.br/ojs/index.php/RMPE/article/view/830/pdfdoi:10.21714/19-82-25372016v10n2p5468pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Prática da Estratégia numa Empresa de Pequeno Porte.pdf23.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.