Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42290
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Possibilidades e desafios para uma abordagem andragógica no ensino em administração e contabilidade.
Título(s) alternativo(s): Possibilities and challenges for an andragogical approach in education in management and accounting
Autor(es): David Silva Franco
Kely Cesar Martins de Paiva
Stefânia de Castro Helmold
Resumo: A andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta características mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior.
Abstract: Andragogy is a theoretical and methodological approach focused on adult education and it establishes that this public acquires new knowledge incorporating them into the practical knowledge, in an autonomous and participative manner and by sharing experiences. But when it comes to traditional pedagogy, its most common model establishes a hierarchy of knowledge and teacher's authority over the students, leaving to them a passive role in the information absorption. This study aims to describe and analyze the agreement of Management and Accounting students on assumptions of andragogy and traditional pedagogy, as well as the perception of what these forms of teaching / learning is manifested most prominently in the institution where they study. The results indicated that while students show greater compliance with the assumptions of andragogy, the teaching experience in higher education still has most striking features of traditional pedagogy. This framework instigates reflections on the possibilities and challenges for adopting an andragogical practice in higher education.
Assunto: Aprendizagem
Educação de adultos
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42290
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/2177/1022
metadata.dc.relation.ispartof: Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Possibilidades e desafios para uma abordagem andragógica no ensino em administração e contabilidade..pdf337.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.