Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDavid Silva Francopt_BR
dc.creatorKely Cesar Martins de Paivapt_BR
dc.creatorStefânia de Castro Helmoldpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T19:10:41Z-
dc.date.available2022-06-06T19:10:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage16pt_BR
dc.citation.epage33pt_BR
dc.identifier.issn2237-5139pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42290-
dc.description.abstractAndragogy is a theoretical and methodological approach focused on adult education and it establishes that this public acquires new knowledge incorporating them into the practical knowledge, in an autonomous and participative manner and by sharing experiences. But when it comes to traditional pedagogy, its most common model establishes a hierarchy of knowledge and teacher's authority over the students, leaving to them a passive role in the information absorption. This study aims to describe and analyze the agreement of Management and Accounting students on assumptions of andragogy and traditional pedagogy, as well as the perception of what these forms of teaching / learning is manifested most prominently in the institution where they study. The results indicated that while students show greater compliance with the assumptions of andragogy, the teaching experience in higher education still has most striking features of traditional pedagogy. This framework instigates reflections on the possibilities and challenges for adopting an andragogical practice in higher education.pt_BR
dc.description.resumoA andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta características mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAndragogiapt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogia tradicionalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherPedagogiapt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePossibilidades e desafios para uma abordagem andragógica no ensino em administração e contabilidade.pt_BR
dc.title.alternativePossibilities and challenges for an andragogical approach in education in management and accountingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/2177/1022pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.