Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa Mara Macedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0646509328589441pt_BR
dc.contributor.referee1Simone Cardoso Lisboa Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Thelma de Filippispt_BR
dc.creatorMichelle Milene de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0094795653860260pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T18:37:57Z-
dc.date.available2022-06-14T18:37:57Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42516-
dc.description.abstractParasitosis still being a worldwide major public health concern since millions of people are parasitized annually, yet. Many cases are asymptomatic and environmental, socioeconomic and social factors are relevant to the transmission and contamination of society. This situation can be aggravated by the lack or precariousness of basic sanitation, personal hygiene and the lack of effective public policies. This work aimed to evaluate the effect of a didactic sequence involving educational games applied to the study of parasites. For the study, investigative teaching methodologies applied to the study of parasitic diseases were adopted for high school students, allowing students to act as active and proactive subjects in the construction of knowledge. The research was developed in a public school for 80 students of the second year of high school, in the city of Divinópolis, MG. In the present study, a qualitative descriptive analysis was used. As a criterion for assessing knowledge acquisition, students answered a pre- and post-activity questionnaire. The students developed playful games to be used as relevant support tools in the teaching of parasites, this proved to be a strategy of motivation and interest for students that made learning more attractive, personal, effective, mainly because it emphasizes the cognitive aspect. The accomplishment of this work allows to conclude, that the active methodologies contributed in a positive way, respecting the limitations and difficulties found by the students. Therefore, the results showed that parasitology practices aroused greater interest and made classes more dynamic.pt_BR
dc.description.resumoAs parasitoses continua sendo uma grande preocupação em saúde pública em todo o mundo, visto que, mesmo no século XXI, milhões de pessoas ainda são parasitadas anualmente. Muitos casos são assintomáticos e fatores ambientais, socioeconômicos e sociais são relevantes para a transmissão e contaminação da sociedade. Esse quadro pode se agravar pela ausência ou precariedade de saneamento básico, higiene pessoal e falta de políticas públicas eficazes. O presente trabalho teve como objetivo geral, avaliar o efeito de uma sequência didática envolvendo jogos didáticos aplicados ao estudo das parasitoses. Para o estudo adotou-se metodologias investigativas de ensino aplicadas aos estudos das parasitoses, voltadas para estudantes do ensino médio, permitindo que os estudantes pudessem atuar como sujeitos ativos e proativos na construção do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública para 80 estudantes do segundo ano do ensino Médio, município de Divinópolis, MG. No presente estudo, utilizou-se uma análise descritiva, quantitativa. Como critério de avaliação da aquisição de conhecimento, os estudantes responderam questionário pré e pós teste. Os estudantes desenvolveram jogos lúdicos para serem utilizados como ferramentas de apoio relevante no ensino das parasitoses, essa demonstrou ser uma estratégia de motivação e interesse para estudantes que tornou o aprendizado mais atrativo, pessoal, efetivo, principalmente porque enfatiza o aspecto cognitivo. A realização deste trabalho permite concluir, que as metodologias ativas contribuíram de forma positiva, respeitando as limitações e dificuldades encontradas pelos estudantes. Portanto, os resultados evidenciaram que práticas de parasitologia, despertaram maior interesse e tornaram as aulas mais dinâmicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMetodologias investigativaspt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherDoenças Parasitáriaspt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherTécnicas de Pesquisapt_BR
dc.subject.otherJogo educativopt_BR
dc.titleParasitando a Cuca: metodologias ativas aplicadas ao estudo das parasitoses no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM versão final repositorio (1) Michelle.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.