Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42611
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dc.contributor.advisor1Cristiano Mauro Assis Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458326202205195pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre José de Souza Perespt_BR
dc.contributor.referee2Joana Ribeiro Casanova Pintopt_BR
dc.contributor.referee3Karina da Silva Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Elizabeth do Nascimentopt_BR
dc.creatorMarcio Alexander Castillo Diazpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0271472107694349pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T12:37:53Z-
dc.date.available2022-06-23T12:37:53Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42611-
dc.description.abstractAmong the variables that involve the active subject-object knowledge interaction and that play an important predictive role in educational outcomes, metacognition has a prominent place, as it demands intense self-regulatory activity from the subject. The field of metacognition measurement is dominated by the use of self-report instruments and judge assessment protocols (think aloud), however, these instruments produce considerable respondent and confirmatory bias, respectively. Performance-based tests offer na alternative to deal with the aforementioned biases and allow identifying a strong prediction of metacognition about academic performance. This thesis aims to develop and present a set of initial evidence of validity of a battery of performance-based tests that aims to assess specific metacognitive abilities in higher education students. This thesis is composed of three studies. The first study focuses on presenting the development of the Meta-Performance battery, in terms of its conceptual basis, construction strategies and structure. Evidence of its content validity is also presented. The results of the judges' evaluations attested the validity of the battery's content, as well as the target audience declared the test of adequate understanding and execution. The second study analyzes the first evidence on the structural validity of one of the battery tests, the Meta-Text, through the analysis of the test's dimensionality and reliability in a sample of 655 Honduran university students. The bifactorial model containing a general cognition regulation fator and a specific judgment factor was rated as the best model (CFI = 0.992; RMSEA = 0.021). The results of this study generate information not previously identified by the area, suggesting that judgment may actually be a component of the metacognitive knowledge dimension, having little participation in the regulation of cognition. The third study aimed to analyze the predictive validity of performance-based testing in contrast to self-report-based testing in the field of metacognition. This study was conducted on a sample of 505 university students. Two measures of academic performance were used as outcome variables. The results indicated that when metacognition is measured by a performance-based measure, its predictive strength is statistically significant and much greater (β = 0.81 and β = 0.38; p < 0.001) than when it is assessed by self-report (p >0.05). Finally, based on the findings presented in the three studies, we discussed the contributions of the thesis to the area of metacognition measurement, the conceptual implications for the theorizing of metacognitive components and the applications for the practice of diagnosis and psychopedagogical intervention in higher education.pt_BR
dc.description.resumoDentre as variáveis que envolvem a interação ativa sujeito-objeto de conhecimento e que tem um papel preditor importante em desfechos educacionais, a metacognição tem lugar de destaque, pois demanda intensa atividade autorregulatória do sujeito. O campo de estudos da mensuração da metacognição está dominado pela utilização de instrumentos de autorrelato e de protocolos de avaliação de juízes (think aloud), não obstante, esses instrumentos produzem considerável viés do respondente e confirmatório, respectivamente. Os testes baseados em desempenho oferecem uma alternativa para lidar com os vieses supramencionados e permitem identificar uma forte predição da metacognição sobre o desempenho acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo construir e apresentar um conjunto de evidências iniciais de validade de uma bateria de testes baseados em desempenho que visa avaliar habilidades metacognitivas específicas em estudantes de ensino superior. Esta tese é composta de três estudos. O primeiro tem como foco principal apresentar o desenvolvimento da bateria Meta-Desempenho, em termos de sua base conceitual, estratégias de construção e estrutura. Também são apresentadas evidências de sua validade de conteúdo. Os resultados das avaliações dos juízes atestaram a validade de conteúdo da bateria, assim como o público-alvo declarou o teste de adequada compreensão e execução. O segundo estudo analisa as primeiras evidências sobre a validade estrutural de um dos testes da bateria, o Meta-Texto, através da análise da dimensionalidade e da confiabilidade do teste em uma amostra de 655 estudantes universitários hondurenhos. O modelo bifatorial contendo o fator geral de regulação da cognição e o fator específico de julgamento foi avaliado como o melhor modelo (CFI = 0,992; RMSEA = 0,021). Os resultados deste estudo geram informações anteriormente não identificadas pela área, sugerindo que o construto julgamento pode ser, na realidade, um componente da dimensão do conhecimento metacognitivo, tendo pouca participação na regulação da cognição. O terceiro estudo objetivou analisar a validade preditiva da testagem baseada em desempenho em contraste com a testagem baseada em autorrelato no campo da metacognição. Este estudo foi conduzido em uma amostra de 505 estudantes universitários. Duas medidas de desempenho acadêmico foram utilizadas como variáveis desfecho. Os resultados indicaram que quando a metacognição é aferida por uma medida baseada em desempenho sua força preditiva é estatisticamente significativa e muito maior (β = 0,81 e β = 0,38; p < 0,001) do que quando é avaliada por autorrelato (p > 0,05). Finalmente, em função dos achados apresentados nos três estudos, são discutidas as contribuições do trabalho para a área de mensuração da metacognição, as implicações conceituais para a teorização dos componentes metacognitivos e as aplicações para a prática de diagnóstico e intervenção psicopedagógica no ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectTeste baseado em desempenhopt_BR
dc.subjectValidadept_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleConstrução e evidências de validade de uma bateria de testes de habilidades metacognitivas baseada em desempenhopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and validity evidence of a performance-based battery of metacognitive abilities testspt_BR
dc.typeTesept_BR
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