Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/42868
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Sublime e pintura no primeiro esboço de Sistema de Fichte em comparação com Kant |
Autor(es): | Giorgia Cecchinato |
Resumen: | Este artigo tem duplo objetivo: apresenta-se em primeiro lugar a primeira doutrina fichtiana das formas e cores na pintura, formulada no escrito póstumo Filosofia prática. Em segundo lugar, traça-se um paralelo entre essa doutrina e a exposta por Kant na Crítica da faculdade de julgar. Ao mesmo tempo em que é diagnosticada uma proximidade com a doutrina de Fichte, procura-se mostrar a peculiaridade da doutrina fichtiana. |
Abstract: | The first aim of this paper is to present the doctrine of forms and colours in painting, formulated by Fichte in the posthumous writing Practical Philosophy. The second one is to draw a parallel between this doctrine and Kant's theory of beauty developed in the Critique of the Judgement. On the one hand the paper will show that the similarities quite sticking, on the other hand it will reveal the peculiarity and originality of Fichte's doctrine. |
Asunto: | Estética Kant, Immanuel, 1724-1804 Fichte, Johann Gottlieb, 1762-1814 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.21555/top.v0i54.869 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42868 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.up.edu.mx/topicos/article/view/869 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Tópicos, Revista de Filosofía |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sublime e pintura no primeiro esboço de sistema de fichte em comparação com kant.pdf | 275.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.