Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sergio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9719486329750422pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme Augusto Soares de Castropt_BR
dc.contributor.referee2Mauricio Alves Loureiropt_BR
dc.contributor.referee3Davi Alves Motapt_BR
dc.creatorAugusto Cesar Pereira Armondespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019379326336504pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T22:16:23Z-
dc.date.available2022-07-05T22:16:23Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42956-
dc.description.abstractAudio, video, and motion capture technologies have developed significantly over the past few decades, bringing new methods and perspectives to performance studies. Equipment increasingly compact, portable, and with an excellent cost-benefit ratio contribute to this scenario, boosting the possibilities of researching different techniques used in musical practice. This work performs a multimodal analysis of the strumming guitar technique using multichannel audio, high frame video (replaced in one of the studies carried out with Qualisys optical motion capture system), and a 6 DOF inertial sensor (IMU) to understand the complex gestures of the right hand used in the rhythmic expression. Using data extracted from the execution of popular rhythms - the most common use of this technique - we seek to identify and compare the strategies of different musicians, thus contributing to a better understanding of the strumming. In the first chapter, we present the concepts and tools used in this research. We begin with the strumming technique and its characterization according to psychoacoustic achievements and the generated sound result, followed by a brief review on multimodality and its use in performance studies. Then, we describe the equipment used to extract information (GuiaRT, MetaMotionR, Qualisys, and GoPro), with the approximate procedure for integration acceleration curves and a comparative study with data from MetaMotionR and Qualisys. Next, we discuss the principal component analysis method (PCA), ending with the strategies for the joint data evaluation. Chapter 2 describes the experiments dedicated to two selected rhythms carried out at different times in the research. Initially, we compare performances of Rhythm 1, a simple and regular one, in two situations: without IMU data fusion performed by three musicians and with data fusion performed by one musician. Then, we analyze the performances of the more complex Rhythm 2, bearing arpeggio chords and separation of bass/treble planes, with the sensor in the mode data fusion, comparing three performances by the same musician. We also present a prospective analysis mixing the results of all recordings. The selected tools provided significant and complementary contributions to the analysis of the strumming technique, both in the characterization of different aspects of performances and in the differentiation between musicians. In future work, we plan to increase the number of musicians and the variety of rhythms and deepen the study of correlations between data delivered by the different modalities.pt_BR
dc.description.resumoNovas tecnologias de áudio, vídeo e captura de movimento tem se desenvolvido expressivamente nas últimas décadas, trazendo novos métodos e perspectivas para os estudos sobre a performance. Equipamentos cada vez mais compactos, portáteis e com ótima relação custo–benefício contribuem para esse cenário, alavancando as possibilidades de pesquisa de diferentes técnicas utilizadas na prática musical. Este trabalho realiza uma análise multimodal da técnica violonística de strumming através de áudio multicanal, vídeo em alta taxa de frames por segundo (substituído em um dos estudos realizados pelo sistema ótico de captação de movimentos Qualisys) e sensor de medida inercial com seis graus de liberdade (IMU), a fim de compreender os complexos gestos da mão direita utilizados na expressão rítmica. Com dados extraídos da execução de ritmos populares, situação de uso mais comum desta técnica, buscamos identificar e comparar as estratégias de cada músico, colaborando assim para uma melhor compreensão do strumming. No primeiro capítulo, apresentamos os conceitos e ferramentas utilizadas nesta pesquisa. Iniciamos com a técnica de strumming e sua caracterização a partir de princípios psicoacústicos e do resultado sonoro gerado, seguido de uma breve revisão sobre multimodalidade e seu uso nos estudos de performance. Em seguida, descrevemos os equipamentos utilizados para extração das informações (GuiaRT, MetaMotionR, Qualisys e GoPro), o procedimento aproximativo de integração de curvas de aceleração e um estudo comparativo com os dados do MetaMotionR e Qualisys. A seguir, o método de análise dos componentes principais (PCA), finalizando com a estratégia para a avaliação conjunta dos dados. O Capítulo 2 descreve os experimentos dedicados a dois ritmos selecionados, realizados em momentos distintos da pesquisa. Inicialmente faremos a comparação de performances do Ritmo 1, simples e regular, em duas situações: sem a fusão de dados do IMU executados por três músicos e com a fusão de dados executado por um músico. Em seguida, analisaremos as execuções do Ritmo 2, mais complexo com acordes em arpejo e separação de planos grave/agudo, com o sensor no modo de fusão de dados, comparando três performances de um mesmo músico. Apresentamos ainda uma análise com os resultados prospectivos de todas as gravações. As ferramentas utilizadas trouxeram contribuições importantes e complementares para a análise da técnica de strumming, propiciando não apenas a caracterização de diferentes aspectos das performances, mas também a diferenciação entre diferentes músicos. Como trabalho futuro, planejamos aumentar a abrangência da amostragem de músicos e de ritmos, e também aprofundar nas correlações entre os dados fornecidos pelas diferentes modalidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectStrummingpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectTécnica violonísticapt_BR
dc.subjectRitmo musicalpt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherRitmopt_BR
dc.subject.otherViolão - Instrução e estudopt_BR
dc.titleAnálise multimodal da técnica de strumming no violãopt_BR
dc.title.alternativeMultimodal analysis of the strumming technique on the acoustic guitarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise multimodal da técnica de strumming no violão.pdf6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons