Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNádia Laguárdia de Limapt_BR
dc.creatorDaniela Teixeira Dutra Violapt_BR
dc.creatorMárcio Rimet Nobrept_BR
dc.creatorHelena Greco Lisitapt_BR
dc.creatorJuliana Tassara Bernipt_BR
dc.creatorNatália Fernandes Kellespt_BR
dc.creatorLuiz Henrique de Carvalho Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T00:40:53Z-
dc.date.available2022-07-12T00:40:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage42pt_BR
dc.citation.epage65pt_BR
dc.identifier.issn1809-709Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43166-
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma reflexão embasada na psicanálise sobre o saber e sua transmissão na experiência dos adolescentes com a internet. Considerando a importância da transmissão geracional e da assimilação de saberes, bem como o lugar que os movimentos e as vivências virtuais ocupam na vida de grande parte dos jovens, intentamos compreender o estatuto da transmissão que é efetuada nesse âmbito. O que buscam os adolescentes na internet hoje? Em que medida o acesso ilimitado à informação e ao conhecimento, propiciado pelo ciberespaço, contribui para a apreensão do saber? De que ordem é o endereçamento dos jovens aos conteúdos virtuais? Como se dá a transmissão de saber no contexto da cultura digital? Em vista dessas questões, levantadas a partir do que escutamos de alguns adolescentes num contexto de pesquisa e extensão, propomos discutir as relações dos sujeitos adolescentes com o saber em um mundo em que prevalece a comunicação virtual.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAsephalluspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherSaberpt_BR
dc.subject.otherCultura digitalpt_BR
dc.subject.otherConversaçãopt_BR
dc.titleAdolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.isepol.com/asephallus/numero_21/pdf/5-Adolescencia_e_saber_no_contexto_das_tecnologias_digitais.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais.pdf450.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.