Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nádia Laguárdia de Lima | pt_BR |
dc.creator | Daniela Teixeira Dutra Viola | pt_BR |
dc.creator | Márcio Rimet Nobre | pt_BR |
dc.creator | Helena Greco Lisita | pt_BR |
dc.creator | Juliana Tassara Berni | pt_BR |
dc.creator | Natália Fernandes Kelles | pt_BR |
dc.creator | Luiz Henrique de Carvalho Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T00:40:53Z | - |
dc.date.available | 2022-07-12T00:40:53Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 21 | pt_BR |
dc.citation.spage | 42 | pt_BR |
dc.citation.epage | 65 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-709X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43166 | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma reflexão embasada na psicanálise sobre o saber e sua transmissão na experiência dos adolescentes com a internet. Considerando a importância da transmissão geracional e da assimilação de saberes, bem como o lugar que os movimentos e as vivências virtuais ocupam na vida de grande parte dos jovens, intentamos compreender o estatuto da transmissão que é efetuada nesse âmbito. O que buscam os adolescentes na internet hoje? Em que medida o acesso ilimitado à informação e ao conhecimento, propiciado pelo ciberespaço, contribui para a apreensão do saber? De que ordem é o endereçamento dos jovens aos conteúdos virtuais? Como se dá a transmissão de saber no contexto da cultura digital? Em vista dessas questões, levantadas a partir do que escutamos de alguns adolescentes num contexto de pesquisa e extensão, propomos discutir as relações dos sujeitos adolescentes com o saber em um mundo em que prevalece a comunicação virtual. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Asephallus | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.other | Saber | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.other | Conversação | pt_BR |
dc.title | Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.isepol.com/asephallus/numero_21/pdf/5-Adolescencia_e_saber_no_contexto_das_tecnologias_digitais.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais.pdf | 450.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.