Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43353
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marcela Silviano Brandão Lopes | pt_BR |
dc.creator | Rejane Magiag Loura | pt_BR |
dc.creator | Sofia Araújo Lima Bessa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T22:16:31Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T22:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.citation.spage | 416 | pt_BR |
dc.citation.epage | 423 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-1729 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43353 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende discutir processos pedagógicos voltados para a aproximação entre a prática construtiva e a prática projetual a partir de uma disciplina que teve como elemento articulador o bloco produzido a partir de resíduos sólidos, rejeitos de mineração e a terra. Esse bloco também foi considerado para a elaboração de um projeto arquitetônico para a sede de uma rádio comunitária de uma ocupação urbana autoconstruída. O contexto das ocupações trouxe para a sala de aula a discussão sobre a autoconstrução e os desafios para a melhoria dessa prática, no que diz respeito à redução do desperdício no canteiro, a partir dos pressupostos da coordenação modular. A disciplina foi desenvolvida com a alternância de aulas experimentais e de aulas teóricas. Além dos conhecimentos técnicos relativos à resistência do material, à estanqueidade, ao conforto termoacústico, também foram apresentados os princípios da coordenação modular. Os alunos produziram blocos de terra comprimida e adobes com resíduos nas aulas práticas e construíram estruturas elementares. Espera-se que os alunos da disciplina tenham sido sensibilizados pela importância de se buscar a articulação entre a construção, o projeto e a realidade social das ocupações urbanas autoconstruídas com enfoque em tecnologias que tenham a terra como premissa construtiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Modulação | pt_BR |
dc.subject | Alvenaria | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Alvenaria | pt_BR |
dc.title | Práticas projetuais e construtivas associadas no ensino da construção com terra | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://redeterrabrasil.net.br/wp-content/uploads/2021/09/Livro-TerraBrasil-2018.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS PROJETUAIS E CONSTRUTIVAS ASSOCIADAS NO ENSINO DA CONSTRUÇÃO COM TERRA.pdf | 448.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.