Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcela Silviano Brandão Lopespt_BR
dc.creatorRejane Magiag Lourapt_BR
dc.creatorSofia Araújo Lima Bessapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T22:16:31Z-
dc.date.available2022-07-15T22:16:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.citation.spage416pt_BR
dc.citation.epage423pt_BR
dc.identifier.issn2178-1729pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43353-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende discutir processos pedagógicos voltados para a aproximação entre a prática construtiva e a prática projetual a partir de uma disciplina que teve como elemento articulador o bloco produzido a partir de resíduos sólidos, rejeitos de mineração e a terra. Esse bloco também foi considerado para a elaboração de um projeto arquitetônico para a sede de uma rádio comunitária de uma ocupação urbana autoconstruída. O contexto das ocupações trouxe para a sala de aula a discussão sobre a autoconstrução e os desafios para a melhoria dessa prática, no que diz respeito à redução do desperdício no canteiro, a partir dos pressupostos da coordenação modular. A disciplina foi desenvolvida com a alternância de aulas experimentais e de aulas teóricas. Além dos conhecimentos técnicos relativos à resistência do material, à estanqueidade, ao conforto termoacústico, também foram apresentados os princípios da coordenação modular. Os alunos produziram blocos de terra comprimida e adobes com resíduos nas aulas práticas e construíram estruturas elementares. Espera-se que os alunos da disciplina tenham sido sensibilizados pela importância de se buscar a articulação entre a construção, o projeto e a realidade social das ocupações urbanas autoconstruídas com enfoque em tecnologias que tenham a terra como premissa construtiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModulaçãopt_BR
dc.subjectAlvenariapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAlvenariapt_BR
dc.titlePráticas projetuais e construtivas associadas no ensino da construção com terrapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://redeterrabrasil.net.br/wp-content/uploads/2021/09/Livro-TerraBrasil-2018.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS PROJETUAIS E CONSTRUTIVAS ASSOCIADAS NO ENSINO DA CONSTRUÇÃO COM TERRA.pdf448.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.