Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43636
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Representações sobre ensino de espanhol como língua estrangeira: entre a possibilidade e a contingência |
Authors: | Fernanda Peçanha Carvalho |
Abstract: | Oartigo versa sobre as representações dos sujeitos-professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) de Belo Horizonte e região metropolitana sobre o ensino de espanhol e seus efeitos de sentido na constituição subjetiva do docente.A pesquisa ancora-se na Análise de Discurso franco-brasileira que parte dos estudos pecheutianos em interface com a psicanálise lacaniana. Em nosso percurso metodológicoempregamos como dispositivo de análise dos fatos linguísticos de nosso corpusa interpretação (ORLANDI, 2012), as ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 1998), as noções de intra e interdiscurso (PÊCHEUX, 1974), algumas modalidades da heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004) e noções tomadas da psicanálise. Através dos gestos de interpretação depreendemos significantes que configuram o ensino de E/LE nos circuitos da contingência e da possibilidade. |
Subject: | Língua Espanhola Lei Nº 11.161/2005 Análise de Discurso Professores E/LE |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.14393/LL65-v32n3a2016-11 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43636 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33288/19147 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Letras & letras |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Representações sobre ensino de espanhol como língua estrangeira entre a possibilidade e a contingência.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.