Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43916
Type: Dissertação
Title: Analysis of video-advertising viewing patterns on YouTube
Other Titles: Análise dos padrões de visualização de vídeo-propagandas no YouTube
Authors: Mariana Vieira Siqueira de Arantes
First Advisor: Jussara Marques de Almeida Gonçalves
First Co-advisor: Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo
First Referee: Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo
Second Referee: Raquel Oliveira Prates
Third Referee: Nazareno Ferreira de Andrade
Abstract: Online advertising is ubiquitous on the Web. Nowadays, several websites, and in particular social media platforms, provide free access to content and services in exchange for user attention. In order to generate revenue, these platforms trade user data and attention with advertisers that ultimately promote their brands and content to end viewers. In this context, advertisements in the form of video (video-ads) are gaining significant traction, becoming one of the leading forms of revenue on todays' Internet. This shift from traditional text and banner ads to video-ads has brought new challenges to the ad ecosystem. The video format is a richer multimedia content that allows advertisers to promote their products and services in a more sophisticated and dynamic way, being more invasive to users. Therefore, it is important to understand this novel advertisement format and its impact on how users behave, in terms of their viewing patterns, when exposed to video-ads. In this thesis, we study video-ads taking YouTube as our case study. YouTube is the most popular video-sharing platform nowadays and it stems most of its revenue from video-ads. Our work is composed by two main parts. We start by providing a view of video-ads from the perspective of the users. We take a qualitative approach, employing survey and diary based research to investigate the user actions and experiences when exposed to video-ads. Our aim is to bring forth the role such users play in the complex ecosystem of online video-advertisements. Next, we shift our attention to monetization. Using a large dataset of logs of HTTP requests from a university campus network, we explore video-ad exhibitions to understand their potential of generating revenue to content creators and YouTube, thus providing an overview on monetization. In sum, our work provides a timely look into the ecosystem of video advertisements, drawing insights that motivate the design of more cost-effective strategies to make online video-ads potentially more profitable.
Abstract: Publicidade online se tornou muito popular na Web. Atualmente, muitos websites, e em particular plataformas de mídia social, fornecem acesso gratuito a uma grande variedade de conteúdos e serviços para atrair a atenção de usuários. Para gerar receita, essas plataformas comercializam dados de usuários com anunciantes que exploram esses dados para promoverem suas marcas e serviços. Nesse contexto, anúncios em formato de vídeo (vídeo-propagandas) estão ganhando força e se tornando uma das principais fontes de receita na Internet. A mudança de formas mais tradicionais de anúncios, como propagandas em texto e imagens, para vídeo-propagandas trouxe novos desafios para o ecossistema de publicidade online. O formato de vídeo é um conteúdo multimídia mais rico que permite aos anunciantes promoverem seus produtos e serviços de maneira mais sofisticada e dinâmica, sendo mais invasivo para os usuários. Portanto, é importante entender este novo formato de anúncio e seu impacto no comportamento dos usuários, no que tange os seus padrões de visualização quando expostos a vídeo-propagandas. Nessa dissertação estuda-se vídeo-propagandas, usando YouTube como estudo de caso. YouTube é atualmente a plataforma mais popular de compartilhamento de vídeos e grande parte de sua receita é gerada através do uso de vídeo-propagandas. Esta dissertação é composta por duas partes complementares. Por um lado, uma visão sobre vídeo-propagandas a partir da perspectiva do usuário é fornecida. Uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionários e diários é utilizada para investigar as ações e experiências de usuários quando expostos a vídeo-propagandas. O objetivo deste estudo consiste em investigar o papel que esses usuários exercem no complexo ecossistema de vídeo-propagandas online. Em seguida, um estudo sobre monetização é apresentado, provendo uma visão de vídeo-propagandas no Youtube sob as perspectivas do criador de conteúdo e do sistema. A partir da análise de uma grande base de dados de logs de requisições HTTP da rede de um campus universitário, exibições de vídeo-propagandas são exploradas, com o intuito de mensurar o potencial delas em gerar receita para criadores de conteúdo e para o YouTube, fornecendo dessa forma uma visão geral sobre monetização. Em resumo, esse trabalho fornece uma visão atual do ecossistema de vídeo-propagandas, apresentando resultados que motivam o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para a criação de vídeo-propagandas potencialmente mais lucrativas.
Subject: Computação – Teses
Redes sociais on-line – Teses
YouTube (Recurso eletrônico) – Teses
Internet na publicidade – Teses
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43916
Issue Date: 17-Oct-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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