Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44085
Tipo: Dissertação
Título: Do modo de percepção dos dispositivos tecnológicos: o processo de gramatização na dança e tecnologia
Título(s) alternativo(s): On the mode of perception of technological devices: the grammatization process in dance and technology
Autor(es): Thainá Maria Silva Carvalho
Primeiro Orientador: Jalver Machado Bethônico
Primeiro membro da banca : Carlos Henrique Rezende Falci
Segundo membro da banca: Graziela Correa de Andrade
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre o modo de percepção dos dispositivos tecnológicos, a partir de uma investigação sobre como a tecnologia percebe a dança através do conceito de grama em Bernard Stiegler. Nessa perspectiva, buscou-se nos estudos de Johannes Birringer (2004), Ludmila Pimentel (2008) e Stamatia Portanova (2006), categorias do campo da Dança e Tecnologia que pudessem revelar os principais dispositivos e técnicas utilizadas nos trabalhos da área, para encontrar alguns dos processos pelos quais o movimento dançado é localizado e assimilado pelos dispositivos. A partir do processo de gramatização observado nos dispositivos e técnicas elencadas, encontramos nos processos de modulação de sinais elétricos e digitalização, a construção de mapas do movimento segundo a lógica de cada aparelho. Com isso, foi possível observar que as tecnologias estudadas durante a pesquisa percebem a dança mapeando o movimento a partir de determinada materialidade, captando um fluxo de energia e produzindo diferentes modelos de gramas. Elementos discretos do movimento que são assimilados pelas tecnologias. Sinais elétricos, pontos com referenciais através de cálculos matemáticos e números são gramas da Dança produzidos pelas tecnologias, além de serem objetos de tempo e carregarem a potência de produzir temporealidades.
Abstract: This study presents a reflection on the perception mode of technological devices, based on an investigation on how technology perceives dance through the concept of gramme in Bernard Stiegler. From this perspective, we searched in the studies of Johannes Birringer (2004), Ludmila Pimentel (2008), and Stamatia Portanova (2006), categories in the field of Dance and Technology that could reveal the main devices and techniques used in the works of the area, to find some of the processes by which the danced movement is located and assimilated by devices. From the grammatization process observed in the listed devices and techniques, we find in the processes of modulation of electrical signals and digitization, the construction of movement maps according to the logic of each device. Thus, it was possible to observe that the technologies studied during research perceive dance by mapping movement from the materiality provided, capturing a flow of energy, and producing different models of grammes. Discrete elements of movement assimilated by the technologies. Electrical signals, points with references through mathematical calculations, and numbers are grammes of Dance produced by technologies, in addition to being objects of time and carrying the power to produce temporealities
Assunto: Arte digital
Coreografia (Notação)
Dança
Arte e tecnologia
Movimento (Encenação)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44085
Data do documento: 28-Jun-2021
Término do Embargo: 8-Mai-2023
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