Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jalver Machado Bethônicopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003657277565622pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee2Graziela Correa de Andradept_BR
dc.creatorThainá Maria Silva Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607668820385173pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T12:57:11Z-
dc.date.available2022-08-09T12:57:11Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44085-
dc.description.abstractThis study presents a reflection on the perception mode of technological devices, based on an investigation on how technology perceives dance through the concept of gramme in Bernard Stiegler. From this perspective, we searched in the studies of Johannes Birringer (2004), Ludmila Pimentel (2008), and Stamatia Portanova (2006), categories in the field of Dance and Technology that could reveal the main devices and techniques used in the works of the area, to find some of the processes by which the danced movement is located and assimilated by devices. From the grammatization process observed in the listed devices and techniques, we find in the processes of modulation of electrical signals and digitization, the construction of movement maps according to the logic of each device. Thus, it was possible to observe that the technologies studied during research perceive dance by mapping movement from the materiality provided, capturing a flow of energy, and producing different models of grammes. Discrete elements of movement assimilated by the technologies. Electrical signals, points with references through mathematical calculations, and numbers are grammes of Dance produced by technologies, in addition to being objects of time and carrying the power to produce temporealitiespt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma reflexão sobre o modo de percepção dos dispositivos tecnológicos, a partir de uma investigação sobre como a tecnologia percebe a dança através do conceito de grama em Bernard Stiegler. Nessa perspectiva, buscou-se nos estudos de Johannes Birringer (2004), Ludmila Pimentel (2008) e Stamatia Portanova (2006), categorias do campo da Dança e Tecnologia que pudessem revelar os principais dispositivos e técnicas utilizadas nos trabalhos da área, para encontrar alguns dos processos pelos quais o movimento dançado é localizado e assimilado pelos dispositivos. A partir do processo de gramatização observado nos dispositivos e técnicas elencadas, encontramos nos processos de modulação de sinais elétricos e digitalização, a construção de mapas do movimento segundo a lógica de cada aparelho. Com isso, foi possível observar que as tecnologias estudadas durante a pesquisa percebem a dança mapeando o movimento a partir de determinada materialidade, captando um fluxo de energia e produzindo diferentes modelos de gramas. Elementos discretos do movimento que são assimilados pelas tecnologias. Sinais elétricos, pontos com referenciais através de cálculos matemáticos e números são gramas da Dança produzidos pelas tecnologias, além de serem objetos de tempo e carregarem a potência de produzir temporealidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDança e tecnologiapt_BR
dc.subjectGramatizaçãopt_BR
dc.subjectExteriorização da memóriapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subject.otherArte digitalpt_BR
dc.subject.otherCoreografia (Notação)pt_BR
dc.subject.otherDançapt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherMovimento (Encenação)pt_BR
dc.titleDo modo de percepção dos dispositivos tecnológicos: o processo de gramatização na dança e tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeOn the mode of perception of technological devices: the grammatization process in dance and technologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2023-05-08-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4155-837Xpt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ThainaCarvalho.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons