Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rômulo Monte Altopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180190290434491pt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Rogério Cordeiro Fernandespt_BR
dc.contributor.referee2Leandro Garcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee3Eleonora Frenkel Barrettopt_BR
dc.contributor.referee4Roberto Ignacio Reyes Tarazonapt_BR
dc.creatorLara Mucci Poenarupt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0840071291442121pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T14:01:41Z-
dc.date.available2022-08-22T14:01:41Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44439-
dc.description.abstractThis thesis takes its theoretical object from the books En Octubre no ha milagros (1965) by Peruvian writer Oswaldo Reynoso (1931-2016) and Feliz Novo Ano (1975) written by Rubem Fonseca (1925-2020). The books comprise a mosaic of Brazilian and Peruvian artistic productions, named in their countries as new narrative, which are tangent when portraying a gallery of characters from the underworld of large cities, from the ironic, grotesque and obscene perspective, in a transgressive dimension of the urban experience. The theoretical hypothesis that supports this research is that these productions operate from a dialectical tension, from different dimensions: from the real and fictional opposition in the realisms engendered there; in the dichotomy between ethics and aesthetics in the creative process of each author; in the murky morality that re-elaborates limit and transgression based on crime. This thesis aims to carry out a comparative analysis between the works that radicalize the modern urban account under a new, violently realistic perspective, in which brutality, the amplified look at the humanity of the characters and the complexity of their moral dimension are intertwined. In addition, it seeks to reflect how these works are taken up by contemporary criticism when considering that, in recent decades, the theme of violence in artistic productions has become increasingly evident, updating the theoretical and critical discussion of both the aesthetic elements articulated in these materials, as well as the historical interrelationships they refer to.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objeto teórico os livros En Octubre no hay milagros (1965) do escritor peruano Oswaldo Reynoso (1931-2016) e Feliz Ano Novo (1975) de Rubem Fonseca (1925-2020). As obras compõem um mosaico de produções artísticas brasileira e peruana, nomeadas em seus países como nova narrativa, que se tangenciam ao retratar uma galeria de personagens do submundo das grandes cidades, a partir do olhar irônico, grotesco e obsceno, numa perspectiva transgressora da experiência urbana. A hipótese teórica que sustenta esta pesquisa é de que essas produções operam a partir de uma tensão dialética, desde diferentes dimensões: da oposição real e ficcional nos realismos ali engendrados; na dicotomia entre ética e estética no processo criativo de cada autor; na moral turva que reelabora limite e transgressão a partir do delito. Busca-se realizar uma análise comparativa entre as obras que radicalizam o relato urbano moderno sob uma nova perspectiva violentamente realista, na qual se entrelaçam a brutalidade, o olhar amplificado sobre a humanidade das personagens e a complexificação da sua dimensão moral. Ademais, busca-se refletir como essas obras foram compreendidas historicamente pela crítica e retomadas na contemporaneidade ao se considerar que, nas últimas décadas, o tema da violência nas produções artísticas se torna cada vez mais evidente, atualizando a discussão teórica e crítica tanto dos elementos estéticos articulados nesses materiais, quanto das inter-relações históricas por eles referenciadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura e violênciapt_BR
dc.subjectFeliz ano novopt_BR
dc.subjectEn octubre no hay milagrospt_BR
dc.subjectRealismo traumáticopt_BR
dc.subjectEspaço autobiográficopt_BR
dc.subjectOntologia do crimept_BR
dc.subject.otherReynoso, Oswaldo, 1931-2016. – En Octubre no hay milagros – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFonseca, Rubem, 1925-2020. Feliz Ano Novo – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada – Peruana e brasileirapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada – Brasileira e peruanapt_BR
dc.subject.otherViolência na literaturapt_BR
dc.subject.otherCrimes na literaturapt_BR
dc.subject.otherRealismo na literaturapt_BR
dc.titleUma literatura sob tensão: a difícil tarefa do leitor de Oswaldo Reynoso e Rubem Fonsecapt_BR
dc.title.alternativeA literature under tension: The difficult task of Oswaldo Reynoso and Rubem Fonseca readerspt_BR
dc.title.alternativeUna literatura en tensión: la difícil tarea del lector de Oswaldo Reynoso y Rubem Fonsecapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9404-536Xpt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE DOUTORADO LARA POENARU (2) (1).pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.