Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44570
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação permanente e educação continuada no cotidiano dos profissionais de enfermagem: revisitando a literatura
Authors: Bianca Rodrigues Fernandes
First Advisor: Virgínia Mascarenhas Nascimento Teixeira
First Referee: Virgínia Mascarenhas Nascimento Teixeira
Second Referee: Valeria Nhome Meireles Marinho
Abstract: Em todas as áreas do conhecimento, a busca pelo processo educativo que acompanhe os profissionais e promova melhorias nos ambientes de trabalho tem sido uma constante. Esse estudo tem por objetivos discutir as formas de realização da Educação Continuada e Educação Permanente pelos profissionais da enfermagem e destacar aspectos que envolvem a discussão acerca do tema nesta profissão. Para tanto, foi realizada uma revisão de integrativa da literatura, com busca de artigos pelo site da Biblioteca Virtual em Saúde e com a utilização dos descritores: educação continuada, educação continuada em enfermagem, capacitação de recursos humanos em saúde. Foram selecionados e analisados sete artigos. Na enfermagem, pode-se perceber, cada vez mais, a utilização da Educação Permanente e da Educação Continuada na formação, no aprimoramento e na qualificação dos profissionais, tornando-se as ações de educação importantes instrumentos para o enfermeiro e sua equipe. As práticas identificadas no presente estudo foram a utilização do ambiente virtual de ensino Moodle, fóruns, oficinas, seminários, cursos introdutórios e especializações, espaços de discussão (debates), palestras, treinamentos, congressos, reuniões e palestras externas. Pode-se destacar, também, a realização de oficinas educativas problematizadoras. A responsabilidade pelo processo de Educação Continuada e Educação Permanente tem de ser estimulada e valorizada, mas, o ideal seria o desenvolvimento de uma estrutura organizacional de responsabilidade compartilhada entre equipe de enfermagem e instituição.
Abstract: In all areas of knowledge, the search for educational process accompanying professionals and promote improvements in work environments has been a constant. This study aims to discuss the ways of realization of continuing education and continuing education by nursing professionals and highlight aspects that involve discussion on the subject in this profession. To this end, a review of the literature, with integrative search for articles on the site of the Virtual Health Library and with the use of descriptors: continuing education, continuing education in nursing, training of human resources in health. Were selected and analyzed seven items. In nursing, you can realize more and more the use of Permanent Education and Continuing Education training, in the improvement and in the qualification of professionals, becoming the major education initiatives to the nurse and his team. The practices identified in this study were the use of the virtual environment of learning Moodle, forums, workshops, seminars, introductory courses and specializations, discussion spaces, lectures, trainings, congresses and meetings The responsibility for the continuing education process and Permanent Education has to be encouraged and valued, but, ideally, the development of an organizational structure of shared responsibility between the nursing staff and institution.
Subject: Educação continuada em Enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44570
Issue Date: 4-Jul-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC BIANCA RODRIGUES FERNANDES.pdf364.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.