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dc.contributor.advisor1Roberta Vieira Gonçalves de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006209271320989pt_BR
dc.contributor.referee1Karla Cristina de Freitas Jorge Abrahãopt_BR
dc.creatorAline Alessandra Ambrósio da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4227316671216408pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T16:58:25Z-
dc.date.available2022-08-26T16:58:25Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44614-
dc.description.abstractLight is the central theme of the exhibition spaces, as it is the structuring element of the architectural image of the exhibitions which will determine the perception and experience of visitors in relation to the works of art and the space. The control over the amount of natural light that enters the exhibition is an important issue when it comes to expography, as each type of work of art specifically requires the control of amount of light to maintain its integrity. Therefore, it is proposed the case study of the Galeria do Palácio das Artes, which has glazed façades and problems of glare and visual discomfort as other museums and galleries in Brazil. Based on computer simulations with Rhinoceros and Climate Studio, the metric of Spatial Daylight Availability, sDA, along as the Annual Sunlight Exposure, ASE, were analyzed in order to find adequate solutions to guarantee the environmental and luminous quality according to the lighting standards. Based on these results, an expographic lighting map was proposed to assist the exhibition process.pt_BR
dc.description.resumoA luz é o tema central do ambiente expositivo, pois é o elemento estruturador da imagem arquitetônica das exposições que irá determinar a percepção e a experiência dos visitantes em relação às obras e ao espaço. O controle da quantidade de luz natural que entra no espaço expositivo é uma das grandes questões quando se pensa em expografia, pois cada tipo de obra de arte especificamente requer controle da quantidade de exposição à luz para a manutenção de sua integridade. Diante disso, é proposto o estudo de caso da Galeria do Palácio das Artes que possui fachadas envidraçadas e problemas de ofuscamento e desconforto visual assim como outros museus e galerias do Brasil. A partir da análise de recomendações técnicas para os espaços expositivos, crítica da iluminação no espaço analisado são feitas propostas de melhoria para o espaço. Através de simulações computacionais com o uso dos softwares Rhinoceros e Climate Studio, foram analisadas as métricas Spatial Daylight Availability (disponibilidade de luz espacial) e Exposição Anual à Luz Solar (ASE) a fim de encontrar soluções adequadas para garantir a qualidade luminosa e ambiental do espaço de acordo com a norma. Com esses resultados, foi proposto um mapa luminotécnico expográfico para auxiliar o processo expositivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIluminaçãopt_BR
dc.subjectOfuscamentopt_BR
dc.subjectAutonomia de luzpt_BR
dc.subjectExpografiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.subject.otherIluminaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseus de artept_BR
dc.titleIluminação integrada para ambiente expositivo: análise do comportamento luminoso na Grande Galeria do Palácio das Artespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos

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